Ferrugem asiática está sob controle no RS
CI
Agronegócio

Ferrugem asiática está sob controle no RS

O Sistema de Alerta da Embrapa já registrou 78 ocorrências de ferrugem no Rio Grande do Sul nesta safra
Por:

O Sistema de Alerta da Embrapa já registrou 78 ocorrências de ferrugem asiática em lavouras de soja no Rio Grande do Sul nesta safra. Em relação ao ano passado, quando os produtores gaúchos tiveram de fazer até três aplicações de fungicida, a incidência da doença é considerada fraca e acontece mais tarde. Em todo o Brasil, o número chega a 1.693 nesta safra.

Apesar da estatística parecer alta, o assistente técnico regional da Emater de Santa Maria, Luiz Antônio Barcellos, afirma que a situação está sob controle no Estado. Na região, 20 municípios implantaram lavouras sentinela para acompanhar a proliferação do fungo, mas, em função da baixa umidade e dos dias claros, não verificaram muitas ocorrências. Em grande parte da área cultivada, os sojicultores optaram por fazer uma aplicação preventiva de fungicida a partir da fase final de floração. Na região de Santa Maria, há cerca de 700 mil ha cultivados com soja. A maior parte está entre a fase final de floração e o início do enchimento de grão, considerada crítica para o aparecimento da ferrugem. Por isso, a orientação é que os agricultores adquiram uma lupa de aumento de 20 vezes para examinar as plantas.

Em dias de campo realizados pela Emater, eles são orientados a fazer o diagnóstico correto. O produtor aprende a identificar a ferrugem e diferenciá-la de outras doenças de fim de ciclo, podendo ter a melhor tomada de decisão sobre quando aplicar o fungicida, diz Barcellos. A partir do enchimento de grão, a indicação é passar o medicamento na lavoura a cada dois dias.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink