CI

Ferrugem da soja já soma 33 casos no MS

Dois novos casos foram relacionados nas cidades de Caarapó e Ponta Porã


Com a confirmação de oito novos focos de ferrugem asiática em Mato Grosso do Sul, o Sistema de Alerta da Embrapa Soja já registrou 33 casos da doença nas lavouras do Estado durante a safra 2007/2008. Nessa quarta-feira (03-01), dois novos casos foram relacionados, nas cidades de Caarapó e Ponta Porã, ambos em lavouras comerciais. Porém, a doença apresentou maior evolução em Itaquiraí, que entre os dias 30 de dezembro e 2 de janeiro registrou quatro casos. Até então, o município não apresentava focos da doença. As incidências confirmadas pela Embrapa Soja referem-se a amostras coletadas em outubro.

Conforme a Embrapa Soja, o Brasil somou nessa quarta-feira 159 focos de ferrugem asiática confirmados, com a maior parte das notificações recentes (entre segunda e terça-feira) sendo referentes a plantações comerciais do Paraná, em especial da cidade de Toledo – com dez casos.

O município de Chapadão do Sul ainda concentra o maior número de notificações (oito), seguido de Itaquiraí, com quatro. Dourados e Naviraí possuem três notificações, enquanto Antônio João, Ponta Porã e Sidrolândia possuem dois focos confirmados em cada município. Laguna Caarapã, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Costa Rica, Fátima do Sul, Paranhos e Maracaju possuem um foco cada.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.