CI

Ferrugem dobra em uma semana no Paraná

O sistema de alerta da Embrapa indica que foram identificados 22 casos nos últimos dois meses no estado


O número de casos de ferrugem asiática em lavouras comerciais de soja do Paraná dobrou na última semana. O sistema nacional de alerta da Embrapa Soja indica que foram identificados 22 casos nos últimos dois meses no estado. Na semana passada, eram 8 ao todo. Em áreas de monitoramento e manchas que crescem fora da lavoura, as ocorrências aumentaram de 8 para 12 nos últimos sete dias. A ferrugem prejudica as folhas e exige aplicação de defensivos, encarecendo a produção de soja.

O Paraná é o estado mais atacado pelo fungo da ferrugem asiática nesta safra, com 34 casos ao todo. Goiás tem 21, Mato Grosso do Sul, 18 e Mato Grosso, 16. Apesar de o total de ocorrências ainda ser menor que o do ano passado – no final de 2005 havia 201 casos e agora há 110 --, a evolução da última semana deixou os agricultores preocupados. No Paraná, as regiões mais prejudicadas têm sido o Oeste e o Norte Pioneiro.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.