CI

Ferrugem é a principal doença no Centeio

Para controle da doença, a eliminação de plantas voluntárias, o uso de cultivares resistentes e controle químico são os procedimentos mais indicados



O centeio (Secale cereale L.) ocupa o oitavo lugar, em área, entre os cereais. No mundo, o cereal é cultivado especialmente no centro e no norte da Europa, em regiões de clima frio ou seco, em solos arenosos e poucos férteis. Rússia, Polônia, Alemanha, Belarus e Ucrânia, os países que mais cultivam centeio, juntos, respondem por 81% da área mundial. Somente a Rússia e a Polônia representam 56%, ou aproximadamente três quintos, da área. Nesses países, predominam cultivares de hábito invernal, e a cultura destina-se à alimentação humana e animal e à adubação verde. Na Alemanha, por exemplo, dois terços dos pães consumidos, são produzidos com farinha de centeio. No Brasil, o centeio foi introduzido por imigrantes alemães e poloneses dois séculos atrás, e até hoje, o cultivo é realizado em grande parte por descendentes de europeus. Porém, a área cultivada reduziu muito nos últimos 10 anos e hoje se concentra principalmente no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Conteúdo exclusivo para Cadastrados

Se você tem cadastro no Agrolink, faça seu login ou faça cadastro no Agrolink de forma GRATUÍTA
e tenha acesso aos conteúdos do site.

Já tenho cadastro
Não tem conta? Cadastre-se aqui
Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.