CI

Fertilizantes: personalização ajuda pequenos produtores

“Não temos conhecimento de qualquer outra intervenção agronômica que tenha aumentado o rendimento"


Foto: Divulgação

Um estudo de meta-análise avaliou o desempenho do manejo de nutrientes específicos do local (SSNM) aplicado a sistemas de cultivo de pequenos produtores de cereais na Ásia e na África; a evidência aponta para vitórias triplas, mas uma extensão fraca, e políticas desfavoráveis dificultam a adoção. 

Recentemente publicado na revista Elsevier Global Food Security, uma equipe de cientistas publicou a primeira revisão sistemática abrangente comparando a abordagem de gerenciamento de nutrientes específicos do local (SSNM) para a prática do agricultor nos sistemas de produção de cereais de pequenos agricultores na Ásia e na África. 

Os pesquisadores começaram compilando a seção transversal dos estudos de campo necessários para avaliar uma variedade de indicadores de desempenho que medem a eficácia do SSNM em comparação com a prática de fertilização existente pelos agricultores. Eles identificaram 61 estudos em oito países asiáticos e três países africanos para produzir as quase 400 comparações diretas das duas práticas de manejo de fertilizantes para milho, arroz e trigo. 

Os principais resultados do estudo mostram que o SSNM gerou 12% mais rendimento e 15% mais lucratividade em comparação com a prática dos agricultores. O SSNM produziu esses benefícios ao mesmo tempo em que economizou em média 18 kg N / ha, o que equivale a uma redução de 10% na quantidade de fertilizante N, reduzindo o risco de perda de N para o meio ambiente. 

“Não temos conhecimento de qualquer outra intervenção agronômica que tenha aumentado o rendimento, a lucratividade e a eficiência do uso do N nessas culturas de cereais e geografias de forma tão robusta”, explicam os autores do estudo. “O SSNM, através da adaptação das aplicações de fertilizantes em um determinado campo, é uma estratégia de gestão altamente eficaz que maximiza os resultados positivos, contribuindo para o alcance da segurança alimentar com benefícios econômicos e ambientais.” 

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.