Festival do Vinho Colonial acontecerá em quatro distritos de Bento Gonçalves

Agronegócio

Festival do Vinho Colonial acontecerá em quatro distritos de Bento Gonçalves

O evento que reúne gastronomia típica, vinho e cultura italiana e que integra a programação oficial do calendário de eventos do turismo do município.
Por:
926 acessos

Nos meses de setembro e outubro, Bento Gonçalves promove a quarta edição do Festival Nacional do Vinho Colonial, evento que reúne gastronomia típica, vinho e cultura italiana e que integra a programação oficial do calendário de eventos do turismo do município.

O Festival Nacional do Vinho Colonial faz parte de um projeto iniciado em 2010, que busca valorizar a elaboração de vinhos coloniais através do resgate e da manutenção da tradição dos processos artesanais, além de agregar conhecimentos técnicos à vitivinicultura, atividade econômico-cultural importante no meio rural de Bento Gonçalves.

Através do projeto, que envolve entidades técnicas, governamentais e organizações de agricultores, interagindo junto aos vitivinicultores familiares, busca-se promover a melhoria da qualidade enológica do vinho elaborado para o consumo familiar.

Neste mês, técnicos da Emater/RS-Ascar, Embrapa e Instituto Federal do Rio Grande do Sul estão realizando as avaliações e seleção dos vinhos que irão participar do festival. Segundo o enólogo da Emater/RS-Ascar, Thompsson Didoné, até o momento foram analisadas 34 amostras de vinho branco, rose e tinto, destacando-se a qualidade dos produtos elaborados. ?Com certeza teremos ótimos produtos para degustar, com destaque para os vinhos brancos viníferas que estão com uma qualidade muito boa?, afirma. 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3452-2289, da Emater/RS-Ascar de Bento Gonçalves.

Datas do festival: 
03 de setembro
Horário: 19h
Local: Salão da Comunidade 8 da Graciema - Vale dos Vinhedos
Cardápio: Salame, copa, queijos, coxa e asa de frango assados, pão colonial, polenta brustolada, geleias, melado, grostoli, vinho colonial e suco de uva.
Informações: Juliano Zottis (54) 99464959 e Emater/RS-Ascar (54) 3452-2289


30 de setembro
Horário: 20h
Local: Salão Comunitário da Linha Paulina - Faria Lemos
Cardápio: Polenta recheada no espeto, vitelo assado, pien, salame, copa, queijos, pão colonial, picles, geleias, grostoli, sagu, creme, vinho colonial e suco de uva.
Informações: Leandro Moro (54) 91465623 e Emater/RS-Ascar (54) 3452-2289

14 de outubro
Horário: 20h
Local: Salão Comunitário de Tuiuty
Cardápio: Leitão assado, polenta brustolada, salame, copa, queijo, torta tirolesa, pão colonial, geleias, vinho colonial e suco de uva.
Informações: Vinicius Cainelli (54) 99921187 e Emater/RS-Ascar (54) 3452-2289

22 de outubro
Horário: 20h30
Local: Salão Comunitário de São Pedro
Cardápio: Salame colonial assado, leitão assado, polenta mole com molho, salame, codeguin, copa, queijo, cuca, pão colonial, geleias, vinho colonial e suco de uva.
Informações: Gilmar De Toni (54) 99442865 e Emater/RS-Ascar (54) 3452-2289

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink