Fetaesp traz novidades para a 11ª Agrifam

Agronegócio

Fetaesp traz novidades para a 11ª Agrifam

Feira celebra Ano Internacional da Agricultura Familiar
Por:
824 acessos

Receba Notícias como esta por email

Cadastre-se e receba nossos conteúdos gratuitamente
Obrigado por se cadastrar
  • Enviamos a você um email de boas vindas para ativação de seu cadastro.

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de São Paulo (Fetaesp) realiza no início de agosto a 11ª Agrifam - Feira da Agricultura Familiar. Neste ano, o evento trará novidades em pesquisa agrícola, na comercialização de produtos e serviços, e na atuação institucional no campo.

A agricultura de precisão é uma das novidades. Na área de pesquisas agrícolas e na de comercialização de produtos, os visitantes encontrarão equipamentos de alta tecnologia para o aprimoramento da produção. A Embrapa Instrumentação apresentará um drone, que poderá ser utilizado por pequenos produtores na gestão da lavoura. Junto com o aparelho serão demonstrados os softwares para análise das imagens captadas. “O conhecimento sobre agricultura de precisão ainda não chegou a 10% dos agricultores familiares. Queremos contribuir para esse percentual mude”, explica o presidente da Fetaesp, Braz Albertini. Na área comercial, haverá novas marcas presentes, com equipamentos de precisão, além de tratores, caminhões, implementos, insumos entre outros. Um sistema de produção intensiva de peixes será demonstrado na área de tecnologias aplicadas, como alternativa de atividade e renda aos agricultores, já que pode ser instalada em pequenas propriedades com um circuito hidráulico fechado. Um implemento capaz de plantar 380 mudas por hora também será comercializado na Feira. Haverá também uma empresa oferecendo serviços de georreferenciamento e consultoria ambiental para enquadramento ao Novo Código Florestal.

Já na área Institucional, a Fetaesp irá apresentar o trabalho realizado com a execução do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), contando com uma maquete ilustrativa em tamanho real de uma moradia do programa e a explicação sobre seus benefícios. A Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo está na Agrifam com uma equipe para auxiliar os produtores rurais visitantes na declaração do Cadastro Ambiental Rural (CAR). O Sebrae também realizará uma palestra sobre o CAR, ministrada no auditório central, às 13h30 da sexta-feira, além de estar com diversas ações na área institucional da feira, com destaque para fomentação do empreendedorismo na atividade rural.

A área de comercialização da produção da agricultura familiar contará com uma agroindústria operando dentro da Feira, coordenada pelo Itesp, que também realizará o preenchimento da Declaração de Conformidade ao PPAIS (DCONP-Programa Paulista de Agricultura de Interesse Social) e fará a entrega do Prêmio Itesp da Agricultura Familiar, na tarde do segundo dia de evento.

O Concurso Inventor Rural contará com 48 invenções nessa edição. O objetivo é fomentar a criação de instrumentos e ferramentas que facilitem a atividade rural, premiando os participantes.

A Agrifam 2014 ainda celebra o Ano Internacional da Agricultura Familiar, estabelecido pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (ONU-FAO), com objetivo de promover uma agricultura familiar sustentável ambiental e economicamente, através da conscientização pública e política, além de ampliar o potencial do setor de maneira sinérgica. Objetivo que a Agrifam vem promovendo ao longo de sua história, iniciada em 2003.

Serviço:
11ª Agrifam - Feira da Agricultura Familiar
Data: 1, 2 e 3 de agosto
Horário: 8h às 17h
Local: Recinto de Exposições “José Oliveira Prado”
Endereço: Avenida Lázaro Brígido Dutra, 300 - Lençóis Paulista/SP
Entrada e Estacionamento Gratuitos
Mais informações: (14) 2106-2828
www.agrifam.com.br
Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink