CI

Fim de semana promete tempo bastante variável

Veja a previsão completa para o fim de semana


Foto: Marcel Oliveira

O final de semana terá um tempo bastante variável, mas com uma distribuição regular das chuvas. Além disso, na parcela central, as temperaturas estarão em uma tendência de forte aquecimento e diminuição dos índices de umidade relativa do ar. Sobre a região sul o final de semana será chuvoso e com temperaturas amenas. Ao norte, o comportamento das chuvas será de pancadas isoladas mas com condições de ocorrer em uma área abrangente. E na costa leste do Brasil, especialmente no domingo, algumas localidades poderão registrar temporais localmente fortes.

Clique aqui para conhecer a plataforma de mapas.

Sábado 04/09
O aprofundamento de uma região de baixa pressão sobre o RS, provocará o aumento das instabilidades sobre o estado. E esta intensificação poderá provocar episódios de tempo adverso em algumas localidades sobre o norte gaúcho e pontualmente sobre SC. Os índices de instabilidade apontam para um cenário favorável para a ocorrência de muita atividade de raios, granizo pontual e temporais com grandes volumes em um curto período de tempo. Ao final do dia os acumulados poderão se aproximar dos 40 a 50 mm em algumas estações e o dia terá uma maior cobertura de nuvens e temperaturas amenas

As instabilidades provocadas por esta região de baixa pressão, poderão provocar um aumento de nebulosidade e eventualmente alguma pancada de chuva isolada sobre o oeste do PR e sul do MS, mas com baixos volumes previstos. 

As chuvas persistem na faixa leste do nordeste, especialmente sobre o estado da BA, onde as chuvas poderão ocorrer a qualquer momento. No entanto, os acumulados previstos são inferiores aos 20 mm nas 24 horas. Já sobre o MA, há condições para temporais localmente fortes especialmente na região norte do estado. No interior do PI, sul do CE, leste da PB, PE, SE e AL as chuvas poderão ocorrer de forma fraca, rápida e isolada.  

Na região norte, a previsão indica que as condições para chuvas se estendem em uma ampla área desde o norte do TO até o AC e alguns pontos ao norte do MT, mas ainda com uma distribuição irregular e os volumes também serão baixos

Por fim, na grande parcela central do país a condição do tempo segue firme e com a tendência de elevação nas temperaturas e diminuição dos índices de umidade do ar, especialmente sobre o centro-oeste. Vale destacar que, em horarios críticos, os índices de umidade podem ser inferiores aos 12% em pontos do leste do MT, oeste do GO e norte do MS.

Domingo 05/09
O destaque de domingo fica para os o aumento das temperaturas em praticamente todo o país, exceto no sul. E com esse maior aquecimento, os índices de instabilidades atmosféricas aumentam significativamente em praticamente todas as regiões. Estes índices apontam para condições favoráveis para a ocorrência de temporais sobre RJ,regiões adjacentes em MG, e com menor intensidade sobre ES e litoral norte de SP. Apesar disso as chuvas terão características de pancadas de verão, podendo ocorrer em um curto período de tempo com forte intensidade mas sem provocar acumulados significativos ao longo do dia.

Na região sul, a tendência também indica que a região de baixa pressão se desenvolverá para uma frente fria, o que poderá levar chuvas para o sul do PR. Além desta frente fria, uma região de baixa pressão sobre o Paraguai poderá influenciar o tempo sobre o oeste do MS, ocasionando alguns temporais isolados e mal distribuídos. 

Sobre a região norte as chuvas continuarão com uma boa distribuição, podendo ocorrer de forma isolada e pontual sobre o oeste do MT  e norte do TO. Na faixa leste do nordeste, apesar dos volumes diminuírem em relação ao dia anterior, em alguns momentos essas chuvas poderão ser de forte intensidade, particularmente no litoral baiano. 

Na parcela central do país, o calor aumenta e a umidade diminui, colocando em situação de alerta as áreas próximas ao triângulo mineiro, oeste paulista, norte do MS, sul do MT e sul de GO. Nessas áreas os termômetros poderão se aproximar dos 40°C com índices de umidade inferiores aos 15%. 

Chuvas de Sábado

Chuvas de Domingo

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.