CI

Fim de semana terá mudanças no tempo. Confira

No sábado haverá avanço de frente fria no Sul


Foto: Marcel Oliveira

Neste final de semana haverá mudança no tempo especialmente em partes do Centro-Sul do Brasil com a aproximação de uma frente fria e o avanço de uma região de baixa pressão sobre o Paraguai. Ale? disso a Tempestade Subtropical Potira, perde força, sendo classificada agora como Depressão Subtropical, e se desloca mais em direção ao oceano, diminuindo assim a sua influência sobre o corredor de umidade de atuou no decorrer da semana sobre o estado da Bahia. 

Sábado (24/04)
O destaque para o sábado fica em relação ao avanço de uma frente fria sobre o sul do país, aumentando a nebulosidade e as instabilidades especialmente sobre o Rio Grande do Sul, porém sem provocar acumulados de chuvas expressivos. 

Ao mesmo tempo, uma região de baixa pressão sobre o Paraguai se conecta com essa frente fria, de forma que se desloca em direção ao oeste do Mato Grosso do Sul, oeste de Santa Catarina e oeste do Paraná, nessas localidades poderá ocorrer alguma pancada de chuva forte, mas de forma isolada. 

Apesar de estes sistemas de chuva atuarem ao sul do país, a massa de ar seco continua estagnada sobre a parcela centro-leste, mantendo o tempo firme entre o norte do Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo e também ao sul da Bahia. Na faixa litorânea desses estados haverá uma concentração maior de nebulosidade, mas com poucas chances de chuvas expressivas.

De modo geral, as chuvas na faixa norte e nordeste do país serão bastante abrangentes, mas de forma irregular. Sendo as maiores probabilidades de chuva acontecer no período da tarde e os maiores acumulados entre o Amapá, norte do Pará, Maranhão e Piauí. Já na faixa leste do nordeste a condição de chuvas é menor. No entanto, ainda há um resquício da influência da Depressão Subtropical Potira, alinhando o fluxo de umidade sobre o norte do estado baiano.

Domingo (25/04)
Para o domingo, tanto a baixa pressão quanto a frente fria se unem formando um grande ramo de nebulosidade e instabilidades que se estende desde o sul do Acre até o Rio Grande do Sul e isso provoca um aumento nas instabilidades sobre o Acre e Rondonia de forma geral e pode provocar chuvas fortes em algumas áreas. 

Este sistema avança levemente para norte, levando chuvas para o Mato Grosso, para o Mato Grosso do Sul de forma mais abrangente, Santa Catarina e também Paraná.  A nebulosidade aumentará no estado de São Paulo, mas não são esperados acumulados de chuvas expressivos. E ao mesmo tempo, o céu irá se limpando ao sul do Rio Grande do Sul.

No nordeste as chuvas sofrerão uma diminuição, sobretudo na faixa leste do nordeste como um todo, mas ainda mantendo a condição para pancadas de chuvas passageiras entre Sergipe e Alagoas. Por outro lado, ao oeste da região e também em em toda a região norte do Brasil, os acumulados de chuvas terão uma tendência maior em relação ao dia anterior, devido a intensificação de instabilidades de altitude. 

Apesar do retorno das chuvas em algumas localidades, na faixa centro leste do país, entre o Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Espirito Santo, sul da Bahia o tempo continua seco. 

Vale destacar também a queda das temperaturas para os próximos dias, principalmente entre segunda e quarta-feira. Pois na retaguarda desta frente fria que avança, há uma massa de ar polar com potencial para derrubar as temperaturas no centro-sul do país, podendo provocar algum evento de geada e temperaturas abaixo dos 4°C nas regiões mais altas. Essas temperaturas mais baixas poderão avançar até a região central do Mato Grosso do Sul e centro-sul de Minas Gerais.

Confira como ficam as chuvas dos próximos dias:

Sábado:

Domingo:


 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.