CI

Fim do ano terá chuvas e baixas temperaturas

Veja a previsão do tempo para a sua região


Foto: Pixabay

Uma frente fria em formação no Sul do país promete alterar significativamente o clima em diversas regiões do Brasil durante o próximo feriado. Meteorologistas alertam para chuvas volumosas e temporais potencialmente fortes, especialmente no Rio Grande do Sul (RS).

Na sexta-feira, a região Sul já começará a sentir os efeitos da frente fria, que ganha intensidade devido à presença de uma região de baixa pressão. Os estados do sul podem esperar temporais, com possibilidade de queda de granizo, chuvas intensas em curtos períodos e fortes vendavais.

No sábado, a frente fria avança para a região Sudeste, influenciando o canal de umidade e aumentando as precipitações em volume e extensão. Esse sistema meteorológico continuará ativo no domingo, permanecendo estacionário na costa do sudeste. As condições climáticas também afetarão o centro-oeste e nordeste do Brasil, com chances de temporais em todas essas áreas.

Clique aqui e acesse AGROTEMPO

A cobertura de nuvens e as chuvas previstas para o feriado contribuirão para uma redução nas temperaturas máximas, trazendo um alívio no calor e favorecendo a reposição de água no solo. Esse cenário deverá persistir até segunda-feira, mantendo as condições de chuvas elevadas na região Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, com temperaturas máximas mais amenas.

Enquanto isso, uma massa de ar mais seco e frio, associada a um sistema de alta pressão, avança pela região Sul. Essa massa de ar manterá o tempo firme na metade sul da região e trará um amanhecer mais ameno nos três estados do sul do Brasil. A redução nas temperaturas será mais perceptível a partir de sábado no RS, e na segunda-feira, espera-se que as temperaturas desçam abaixo dos 10°C na serra catarinense.

Em termos de volumes de chuvas, os maiores registros são esperados sobre o estado de Minas Gerais, ultrapassando os 120 mm durante o período. Setores do Centro-Oeste também devem registrar volumes significativos, aproximando-se dos 100 mm, embora ocorram de forma irregular.

A análise é do meteorologista do Portal Agrolink, Gabriel Rodrigues com revisão de Aline Merladete

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.