Fim do horário de verão não impacta produtor diretamente, diz especialista

Horário de verão

Fim do horário de verão não impacta produtor diretamente, diz especialista

Estudos que analisaram a economia de energia no período e como o relógio biológico da população é afetado
Por: -Aline Merladete
237 acessos

Na última semana de abril, o presidente Jair Bolsonaro assinou o decreto que revoga o horário de verão. Segundo o presidente, a medida segue estudos que analisaram a economia de energia no período e como o relógio biológico da população é afetado.

O gestor administrativo especialista em finanças e produtor rural, Frederico Victor Franco afirma que, o fim do horário de verão, em relação ao ponto de vista produtivo nas fazendas, vale ressaltar que a extinção dele traz as seguintes vantagens: vacas leiteiras e bovinos para corte, por serem animais de rotinas, o fim do horário de verão traz benefícios, pois a alteração de horários de alimentação e para ordenha irão se manter durante o ano. Sendo assim, o produtor não corre risco de diminuição na produção de leite ou peso do animal.

Com o horário de verão, o produtor poderia estender o horário de trabalho de seus colaboradores, pois o relógio era ajustado em uma hora a mais de sol. Agora, a possibilidade vai diminuir nas propriedades menores e com poucos recursos.

Já em relação ao gasto com energia elétrica, Frederico garante que não há indícios que comprovam a economia de luz nas propriedades rurais.  Ao contrário disso, o gasto nas propriedades pode aumentar devido ao aumento de horas de trabalho.
 


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink