CI

Final de semana será o auge da onda de calor

Fim de semana será marcado por calor intenso em todo o Brasil


Foto: Canva

O fim de semana será marcado por calor intenso em todo o Brasil, com temperaturas máximas próximas dos 40°C em algumas regiões, como oeste paulista, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Tocantins e sul do Pará. A intensa massa de ar quente e seco que está provocando esse episódio de onda de calor também está impedindo o avanço das frentes frias pelo sul do país, mantendo uma condição de tempo mais seco na parcela central do Brasil.

O panorama geral deve persistir ao longo dos próximos dias, com uma tendência de aumento no calor até o domingo, dia em que se espera as maiores temperaturas deste evento.

A condição é preocupante para o agronegócio, pois ocorre em um momento crucial para o desenvolvimento da soja na região Centro-Oeste. Uma parte considerável das plantações estão avançando pela floração, e essas temperaturas mais elevadas podem comprometer a fecundação, reduzindo ainda mais o rendimento da cultura.

Clique aqui e acesse AGROTEMPO

Vale lembrar que, a onda de calor que aconteceu em novembro também trouxe sérios impactos nas lavouras de soja que tinham sido recém semeadas ou recém emergidas. Alguns relatórios consideraram esse fator, trazendo então uma redução na projeção de safra.

A onda de calor que estamos passando por agora será menos intensa e mais curta do que a registrada no começo do ciclo, porém o estádio fenológico atual da soja é tão sensível quanto o começo do ciclo. 

Algumas áreas da região nordeste também registrarão temperaturas elevadas, mas não tão intensas quanto as registradas nas demais regiões do país.

Mudança no Tempo

A perspectiva é de que a partir de segunda-feira, esse padrão se quebre, com previsão de queda acentuada nas temperaturas, no começo da semana. Contudo, os valores previstos estão bem longe dos valores esperados de uma onda de frio.

O avanço de uma frente fria na segunda-feira, deve reduzir as temperaturas de 38°C para “apenas” 28°C em pontos do Rio Grande do Sul. 

No entanto, o calor deverá seguir intenso nas demais regiões do país. Porém, com uma perspectiva de chuvas mais recorrentes no período da tarde, o que pode minimizar as temperaturas extremas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.