CI

Final de semana terá aumento gradativo das instabilidades

Veja a previsão completa aqui


Foto: Marcel Oliveira

O final de semana terá o aumento gradativo das instabilidades sobre o centro-sul do país, os índices de instabilidade apontam para valores significativos apontando para condições de tempo severo, alta probabilidade para queda de granizo e volumes de precipitação extrema em alguns pontos. Em contraste com as chuvas mais irregulares sobre o norte do país e um tempo     mais seco no interior nordestino.

Confira a plataforma de mapas aqui.

Sábado 09/10
Neste sábado o avanço de uma frente fria oceânica, promove o retorno das instabilidades sobre o litoral sul da BA. As chuvas poderão ocorrer a qualquer momento do dia, promovendo acumulados na ordem dos 10 mm no final do período. Ao norte do MA e PI também existe a condição para chuvas, mas de maneira isolada e pontual. 

No entanto, o destaque para este sábado será o centro-sul do país, onde áreas de baixa pressão e o suporte do ar quente e úmido da região amazônica promovem um ambiente propício para o registro de fortes temporais. 

Esses temporais poderão ser acompanhados de muita atividade elétrica, potencial para granizo, chuvas volumosas em um curto período de tempo e valores expressivos de acumulados  no final do dia. 

Ao sul do MS, sul de MG, de forma pontual, os registros poderão superar a marca dos 60 mm. Sobre o PR, sul de SP, e norte de SC, as chuvas serão melhor distribuídas podendo gerar acumulados na ordem dos 40 mm no final do dia.

No entanto, as projeções indicam uma diminuição dos volumes de chuva sobre o norte do país e parte do centro-oeste. Além das chuvas menos volumosas, as pancadas ocorrerão de forma mais isolada.

Domingo 10/10
As instabilidades ganham ainda mais intensidade entre o MS, norte do PR e SP. O aumento no fluxo dos ventos carregados pelos jatos de baixos níveis e o aprofundamento de uma região de baixa pressão favorece essa intensificação.

A projeção do centro Europeu aponta para acumulados superiores aos 90mm nessas áreas e os índices de instabilidade indicam valores significativos para a ocorrência de tempo severo, com alta probabilidade para queda de granizo. As instabilidades também retornam para o sul do RS  e se ampliam sobre o sul de MG, avançando também para o RJ e ES. 

Na região norte, as possibilidade para ocorrência das chuvas é válida para todos os estados da região. No entanto terão uma distribuição bastante irregular e com baixos volumes previstos. Esta condição também é válida para o MT, MA e PI.

No sul da BA, a frente fria continua atuando, mas os volumes de chuva previstos são menores do que no dia anterior, ao passo que no interior nordestino o tempo prevalece quente e seco.

Chuvas de Sábado


Chuvas de Domingo


 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.