Fiocruz testa vacina contra Covid-19
CI
Imagem: Pixabay
EM ANIMAIS

Fiocruz testa vacina contra Covid-19

• Pequenas partes de proteínas do novo coronavírus capazes de induzir a produção de anticorpos
Por: -Eliza Maliszewski

A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), por meio do Bio-Manguinhos (Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos) com sede no Rio de Janeiro (RJ), é mais uma instituição brasileira que trabalha na pesquisa e no desenvolvimento de uma vacina contra o coronavírus.

Entra na fase de testes em animais uma vacina experimental que usa pequenas partes do vírus para induzir a produção de anticorpos. "A partir dos resultados dos estudos pré-clínicos, parte-se para a fase dos estudos clínicos de fases I, II e III (testes com seres humanos)", explica a fundação por meio de nota. 

Na melhor das hipóteses esses testes terminam só em 2022, quando começaria a fase de registro na Anvisa. De acordo com a entidade qualquer medicamento ou vacina passa por quatro etapas fundamentais: Desenvolvimento exploratório, pesquisa pré-clínica, pequisa clínica (uso em humanos) e registro (autorização para ser comercializada). Após o registro, no entanto, a vacina ainda é monitorada no pós-mercado.

Além da Fiocruz também trabalham em vacinas contra a Covid-19, o Instituto Butantan e a USP, de São Paulo (SP). Atualmente, há 136 vacinas contra a Covid-19 em desenvolvimento no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde. Pelo menos 10 estão na fase de estudo clínico, quando o teste é feito em humanos.
 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.