CI

Fiscais agropecuários do PR vão manter 30% do atendimento

Apenas cargas de origem animal ou de alimentos perecíveis estão sendo liberadas


Os fiscais federais agropecuários do Paraná vão manter 30% do serviço nos portos, aeroportos e aduanas, a partir desta quarta-feira (20-06). Os trabalhadores entraram em greve nessa segunda-feira (18-06), aderindo ao movimento nacional da categoria. Os fiscais agropecuários fazem a inspeção dos produtos de origem animal e vegetal que entram e saem do Brasil.

Com a greve, somente os serviços essenciais estão mantidos. Apenas cargas de origem animal ou de alimentos que podem estragar estão sendo liberadas. O presidente da Associação dos Fiscais Federais Agropecuários do Ministério da Agricultura no Paraná (Affama-PR), Clemente Martins, acredita que os reflexos da greve serão sentidos com maior intensidade nesta quarta. “O trabalho deve acumular nesta quartas-feira pois a fiscalização está reduzida deste segundo e terça”, explica.

Segundo a assessoria do Porto de Paranaguá, toda a carga dentro do porto já está liberada, por isso a greve ainda não foi sentida. Não havia previsão de como a paralisação poderá afetar o movimento nos próximos dias.

Entre as reivindicações dos grevistas estão a reestruturação da carreira de Fiscal Federal Agropecuário; o pagamento imediato do passivo dos médicos veterinários; a criação da Escola Superior de Fiscalização Federal Agropecuária; e a realização de concursos públicos. A previsão é que a paralisação termine na sexta-feira (22-06).

Na manhã dessa terça, caminhoneiros realizaram um protesto contra a greve na estação aduaneira de Foz do Iguaçu, no Oeste do estado. O protesto durou cerca de duas horas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.