CI

Fiscais Agropecuários realizam fiscalização contra fraudes de azeites

Ação acontece hoje (9) e amanhã (10) e é capaz de detectar fraude em cinco minutos


Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Affas) realizam hoje (09) e amanhã (10) uma ação de fiscalização para combater fraudes em azeites de oliva na região metropolitana de Belo Horizonte. A operação utiliza um laboratório móvel capaz de analisar uma amostra de azeite em apenas cinco minutos e abrangerá um grande número de mercados e centros de distribuição da região.

“Esse combate acirrado às fraudes no azeite vem desde 2017”, conta o Auditor Fiscal Federal Agropecuário Ademir Monteiro. “Nesse período já conseguimos retirar do mercado muitos produtos fraudados. Essa ação atual, como é rápida, nos permite ampliar o número de amostras e de estabelecimentos fiscalizados”, continua.

O veículo utilizado na ação possui um equipamento chamado de espectrômetro de infravermelho próximo (NIR, na sigla em inglês) e pertence aos Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária (LFDAs). O aparelho consegue detectar a composição dos ácidos graxos que formam a identidade do azeite.

Para ser considerado azeite de oliva, o produto deve ser obtido somente do fruto da oliveira, sem adição de outros óleos. No Brasil, a fraude acontece pela adição de outros componentes – muitas vezes impróprios para consumo – ao azeite, o que pode trazer riscos para o consumidor.

A ação já foi realizada em outras cidades, como em Curitiba, no Paraná, nos dias 25 e 26 de novembro. Das 36 marcas analisadas na região, quatro foram desclassificadas pela adição de outros produtos ao azeite de oliva.

“Sem a unidade móvel, nós tínhamos que coletar e analisar um grande número de produtos de cada vez”, diz Monteiro. “Agora, nós fazemos o teste rápido e coletamos para o laboratório apenas as marcas que apresentaram problemas. É um trabalho mais direcionado”, finaliza.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.