CI

Fiscais vistoriam estoques públicos em sete estados

Fiscais observam condições de armazenagem, conservação e a quantidade de grãos armazenados


Teve início a oitava etapa de fiscalização de estoques públicos pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Técnicos da Conab inspecionarão até 01 de novembro os armazéns dos estados do Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Bahia e Sergipe. Os trabalhos envolvem 18 profissionais.

De acordo com o superintendente de Fiscalização de Estoques da Companhia, Francisco Farage, devem ser fiscalizadas 626.750 mil toneladas de grãos de milho, trigo, café, feijão e arroz, depositadas em 181 armazéns próprios e credenciados do país. Os fiscais observam, entre outros quesitos, as condições de armazenagem, conservação e a quantidade de grãos armazenados. 

Nas sete etapas de fiscalização já realizadas neste ano, foram vistoriadas 11.371 milhões de toneladas em 1.338 armazéns, sendo verificadas perdas e desvios de 33.911 mil toneladas de milho e arroz em armazéns no Mato Grosso, Goiás e Rio Grande do Sul. As irregularidades foram informadas ao Ministério Público e à Polícia Federal e a Conab trabalha com os órgãos estaduais e federais para rastrear o produto. As armazenadoras envolvidas estão impossibilitada de operar com a Companhia por dois anos e terão que restituir o estoque inicial em dinheiro ou em produto. 

Mais de 226 profissionais estiveram envolvidos nestas ações. Um nova etapa de fiscalização está programada até o final deste ano, além das operações especiais conforme demandas dos programas operados pela Companhia. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.