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Flores: um setor em busca de recuperação

Mesmo com abertura de lojas, datas comemorativas e e-commerce o setor espera retração no crescimento anual


Foto: Pixabay

O Dia dos Namorados, comemorado no Brasil em 12 de junho, sempre foi uma ótima data para as vendas de flores, assim como Dia das Mães e datas especiais. Mas a pandemia de coronavírus impactou muitos setores e o de flores foi um dos que mais sofreu. 

O isolamento social levou ao fechamento de estabelecimentos e feiras, assim como o cancelamento de festas e, consequentemente, as decorações com flores. O setor buscou apoio em divulgações na mídia e apostou nas vendas on-line. Mesmo assim, na melhor das hipóteses, é projetada queda entre 0 e 10% e nas flores de corte até 50% de queda.

Para o produtor o momento é de cautela e planejamento. Essa é a avaliação de Klass Schoenmaker, conselheiro da PMA Brasil, entidade que representa a indústria de Flores, Frutas, Legumes e Verduras (FFLV). O Portal Agrolink conversou com ele sobre vários aspectos. Confira:

Portal Agrolink: como está o setor de flores neste momento?
Schoenmaker:
o setor está se recuperando da paralisia da chegada da pandemia. Dia das Mães obteve um patamar relativamente positivo em volumes, mas ainda com preços muito pressionados. As vendas continuaram aquecidas nas semanas seguintes, com a abertura gradual de floriculturas e gardens e o frio gerou redução de oferta de vários produtos. Com isso agora temos nesta semana uma situação de aumento nos preços dos produtos.  

Ainda há incertezas e insegurança em algumas cidades, onde floriculturas e gardens centers não estão podendo funcionar. Grandes eventos, festas e convenções continuam proibidos, afetando setor de decoração e flores de corte. Assim como velórios e restrições aos cemitérios afetam ainda a demanda por flores e plantas.

As Flores e Plantas tiveram boa divulgação nas mídias nos últimos meses. Ficou comprovado como elas são essenciais nos lares, escritórios e outros ambientes, para trazer alimento para a alma das pessoas, além de beleza e leveza aos ambientes.

Portal Agrolink: o que se projeta para este ano, uma vez que, nos últimos anos o setor cresce em média 10%?
Schoenmaker:
em se mantendo a abertura gradativa do comercio, na melhor das hipóteses, chegaremos ao final do ano com faturamento entre 90 e 100% do ano de 2019, ou seja, queda entre 0 e 10%. O maior impacto está sendo nas flores de corte, onde a projeção é para queda de 40 a 50%, desde que haja melhora no cenário nos próximos meses. A cada semana que passamos é um cenário diferente, e tudo depende ainda da evolução das restrições dos comércios. Também da efetividade das ações de marketing dos diversos elos da cadeia.

O setor acredita que haverá uma maior permanência das pessoas em seus lares, maior ênfase para home-office, menores despesas com viagens e outros eventos sociais, levando a uma manutenção no consumo de flores e plantas pelos consumidores.
 
Portal Agrolink: o que produtores devem fazer para planejar os próximos cultivos? Dar uma segurada ou investir em outras formas de comercialização?
Schoenmaker:
primeiramente o produtor deve avaliar e repensar seu mix de produtos, para ficar mais aderente aos sinais do mercado. O momento é de cautela, e de preservação do fluxo de caixa; portanto, cuidado com os investimentos. A busca por novas formas de comercialização é crucial. A crise mostrou que cooperativas ou associações bem estruturadas tiveram reações mais rápidas e acertadas, beneficiando seus produtores associados.

Portal Agrolink:  como anda o preço dos insumos no setor?
Schoenmaker:
muitos insumos do setor são atrelados ao câmbio. Material básico (mudas), fertilizantes, defensivos, plásticos etc., pressionando os custos de produção.

Portal Agrolink:  e-commerce é a melhor saída hoje? O que mais poderia ser feito?
Schoenmaker:
o e-commerce é sem dúvidas uma modalidade que se mostrou uma alternativa. Muitos empreendedores foram forçados pela situação a se reinventarem. O e-commerce ficou mais presente em todos os elos: entre os produtores e seus clientes – distribuidores. Dos distribuidores para as lojas. E das lojas para o cliente final. É uma tendência que veio para ficar. Mas ainda não representa grande percentual do volume de vendas.

Portanto e-commerce é uma tendência, mas ainda não uma solução definitiva. As Flores e plantas são produtos vivos e com forte apelo visual e sensorial. As redes de varejo enxergaram o potencial que o setor de Flores e Plantas têm. Aproveitaram o momento. Mas este segmento ainda pode ser mais bem explorado, com uma melhor gestão do ponto de venda, apresentação dos produtos, manutenção deles no ponto de venda etc. Isso se alcança com pessoas treinadas e apaixonadas pelas flores e plantas no ponto de venda. 

Portal Agrolink:  quais as expectativas para o Dia dos Namorados e celebrações futuras?
Schoenmaker:
o Dia dos Namorados está com uma perspectiva positiva. A procura está elevada e até a formação de preços está surpreendendo, pois houve conciliação de aumento de demanda e redução de oferta ao mesmo tempo (frio).

Com relação a celebrações futuras, ainda há preocupações com relação às festas, casamentos, convenções, formaturas, e todas as festividades com grande número de pessoas. Este segmento deve passar por transformações mais significativas e duradouras. Produtores de Flores de corte e todos os demais elos envolvidos devem se unir para promover outros usos e mercados para estas flores. A exemplo da Europa, onde o hábito de se comprar buques para enfeitar as casas e escritórios são muito comuns.

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