Florescimento da cana é um sinal de alerta
O fenômeno pode causar sérios prejuízos e perdas ao setor sucroalcooleiro, pois prejudicam a produtividade e comprometem o processo de extração de açúcar na indústria
O florescimento da cana-de-açúcar pode causar sérios prejuízos e perdas ao setor sucroalcooleiro, pois prejudicam a produtividade e comprometem o processo de extração de açúcar na indústria.
O fenômeno do florescimento ocorre quando as condições climáticas são favoráveis ao seu aparecimento, como o fotoperíodo curto, umidade antes e durante o processo de indução, diferença entre as temperaturas médias diurnas e noturnas e sensibilidade da cana. Mesmo as variedades não floríferas, quando colocadas em regiões onde as condicionantes são altamente favoráveis, sofrem este efeito, florescendo e causando os danos ao rendimento da cultura.
Alterações morfológicas e fisiológicas são os primeiros sintomas prejudiciais do florescimento, que causa acúmulo de sacarose na cana-de-açúcar. A formação da flor drena a sacarose e causa prejuízos à qualidade da cana. O florescimento causa também a isoporização – ou chochamento –, que se caracteriza pelo secamento do interior do colmo e perda de peso final, por conta da redução do volume de caldo.
É possível evitar o florescimento fazendo o manejo das variedades floríferas e planejando sua colheita para início de safra, entretanto essa não é a estratégia mais usual nem a mais viável, afirma João Pivetta, gerente de cultura Cana da Bayer CropScience. “Teríamos que colher tudo no início de safra”, comenta. “O investimento em inibição de florescimento é certamente o mais seguro, pois caso as condições climáticas não sejam suficientemente favoráveis para a indução, a brotação da soqueira já é um benefício que garante o investimento”, conclui o executivo.
Para auxiliar os produtores de cana-de-açúcar, a Bayer CropScience desenvolveu o regulador de crescimento Ethrel, que, aplicado no período indutivo, inibe a ocorrência do florescimento da cana, evitando a isoporização. Além disso, apresenta um efeito positivo na brotação da soqueira, incrementando ganhos na produtividade do corte seguinte. O produto ainda auxilia na aceleração da maturação, e permite o adequado manejo da cana na colheita.
O Ethrel está entre as soluções inovadoras oferecidas pela Bayer CropScience para a cultura de cana-de-açúcar. A empresa investe contínuamente em pesquisa e desenvolvimento de soluções de alta tecnologia, que possam contribuir para que o produtor obtenha o máximo do potencial produtivo de seu canavial.