Foco da Embrapa na Agrishow 2014 será no manejo integrado de pragas, com ênfase na Helicoverpa
CI
Agronegócio

Foco da Embrapa na Agrishow 2014 será no manejo integrado de pragas, com ênfase na Helicoverpa

Especialistas farão apresentações técnicas
Por:
Técnicos estarão de plantão para esclarecer dúvidas e detalhar a melhor forma de controlar a proliferação da lagarta e também de fazer o manejo correto em relação a outras pragas

Na Agrishow deste ano, a parceria entre a feira e a Embrapa no Núcleo de Tecnologia e Demonstração de Campo, onde são realizadas as experiências práticas, foi reforçada e se concentrará nas demonstrações sobre o manejo integrado de pragas, com foco especial no combate a Helicoverpa, a lagarta que tem preocupado produtores, especialistas no assunto e entidades governamentais. “Nossos técnicos estarão de plantão para tirar todas as dúvidas e fazer os esclarecimentos necessários para os produtores em relação à melhor forma de controlar a proliferação de pragas, em especial, a Helicoverpa”, informa Ladislau Skorupa, chefe adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Meio Ambiente.

Segundo ele, na dinâmica de campo com foco na Helicoverpa serão passadas informações sobre a melhor forma de fazer a calibração de alvo para aplicação mecanizada do defensivo em cultura de soja. “Para esta dinâmica de campo, estamos convidando empresas do segmento de máquinas e equipamentos destinados à pulverização”, explica Skorupa. Será demonstrado, em detalhes, o uso do programa “Gotas-Embrapa”, destinado a avaliar a deposição de gotas de produtos químicos e biológicos nos alvos, assim como o volume de calda efetivo que deve ser aplicado a cada cultura.

Além das demonstrações práticas sobre o manejo integrado de pragas, os especialistas da Embrapa também farão apresentações teóricas, passando informações sobre as pragas, os danos causados em diversas culturas, sua identificação e a estratégia de combate recomendada pelos técnicos da instituição. A apresentação do MIP (Manejo Integrado de Pragas) também será feita nas áreas dos plots e em tendas satélites, abordando e detalhando o conceito. Haverá ainda uma dinâmica de coleta e identificação de insetos benéficos às culturas.

De acordo com Skorupa, neste espaço será apresentado ainda um balanço da “Caravana Embrapa”, iniciada em dezembro de 2013, que percorreu as principais regiões do Brasil para disseminar o conhecimento e as informações sobre as maiores ameaças fitossanitárias e o conceito de manejo integrado de pragas.

Além da atenção especial à Helicoverpa, também serão apresentadas na Tenda Embrapa da Agrishow 2014 as seguintes tecnologias: arborização de pastagens; compostagem doméstica; o SOMABRASIL (Sistema de Observação e Monitoramento da Agricultura no Brasil); Projeto Pecus, que é uma avaliação do balanço entre as emissões de gases de efeito estufa (GEE) e os sumidouros ("sequestro") de carbono dos vários sistemas de produção da pecuária; Fertilizante Organomineral de Cama de Frango; Biblioteca Embrapa, com venda de publicações técnicas; maquete conceitual sobre Integração lavoura-pecuária-floresta (iLPF); entre outras atividades.

Em relação a este último tópico, iLPF, o chefe adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa acrescenta que, a exemplo do ano passado, a área de 16 hectares contará com a demonstração de como se dá o manejo de gado junto com a floresta e a produção agrícola. “Em razão da importância desse conceito e do grande interesse despertado na Agrishow do ano passado, intensificamos as ações, incrementando a colocação de animais no projeto”, conta Skorupa.

Além da Tenda Embrapa (principal), haverá um espaço voltado para as tecnologias aplicadas à agricultura familiar, como, por exemplo, aquelas destinadas a saneamento básico rural; desinfecção de solo; compostagem doméstica; abelhas e polinização de culturas, entre outras. A Embrapa também estará presente no estande do Ministério da Agricultura, onde os visitantes poderão obter informações sobre todas as tecnologias apresentadas pela Embrapa na feira. Até o momento estão confirmadas 15 Unidades da empresa.

Haverá ainda a parte de estufas, que será ocupada com hortaliças não convencionais; TOMATEC - Sistema de Produção de Tomate de Mesa Ecologicamente Cultivado; práticas de compostagem e compostagem doméstica; o manejo conservativo de espécies e práticas de adubação verde utilizando plantas atrativas de inimigos naturais de pragas. Por fim, nas áreas de plots os destaques serão: coleção de forrageiras (cerca de 30 materiais) e culturas diversas (também com cerca de 30 materiais).

Anote na agenda:
21ª AGRISHOW – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação
Data: 28 de abril a 02 de maio de 2014
Local: Rodovia  Antônio  Duarte  Nogueira, Km 321 - Ribeirão Preto (SP)
Horário: das 8h às 18h

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink