CI

Focos de raiva no Sul do PR deixa SC em alerta

Focos da doença foram registrados em Bituruna, município no Sul do Paraná


Focos de raiva em cavalos e também em vacas descobertos em Bituruna, município localizado no Sul do Paraná, deixou em alerta municípios no Norte de Santa Catarina. A preocupação é quanto à possível infecção dos animais.

Uma operação especial foi montada para vacinar o rebanho e moradores que residem num raio de 20 quilômetros do local onde foi detectada presença do vírus. O último caso da doença no Sul paranaense foi registrado em 1987.

Três mortes de animais foram registradas desde a última sexta-feira. Existe o risco de contaminação em seres humanos.

O principal sintoma da doença é o excesso de saliva nos animais e não há cura. Os animais já infectados devem ser abatidos.

Ainda não há números exatos da contaminação. Ao longo da semana, 600 doses de vacinas serão aplicadas em animais e moradores de oito comunidades próximas aos focos.

Técnicos da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), em Porto União, acompanham a situação. Não está descartada criação de barreiras sanitárias nas divisas dos dois estados para evitar a chegada da raiva no Estado de Santa Catarina.

Ano passado alguns morcegos foram capturados e enviados para análise, mas não foi encontrado o vírus.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.