Folder alerta para ameaça de introdução da ferrugem laranja nos canaviais brasileiros
CI
Agronegócio

Folder alerta para ameaça de introdução da ferrugem laranja nos canaviais brasileiros

O Mapa quer manter o Brasil livre da ferrugem laranja, uma das pragas mais severas na cultura da cana-de-açúcar
Por:

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) quer manter o Brasil livre da ferrugem laranja, uma das pragas mais severas na cultura da cana-de-açúcar. O Departamento de Sanidade Vegetal, da Secretaria de Defesa Agropecuária (DSV/SDA), com apoio Assessoria de Comunicação Social do Mapa, desenvolveu um folder para alertar a população sobre a possibilidade de entrada da praga no País. As pessoas podem, sem saber, disseminar estruturas da ferrugem por meio de em roupas, calçados, bagagem ou material vegetal.

A ferrugem pode se dispersar também pelo vento até longas distâncias. Assim, embora não haja registro do problema no Brasil, o seu ingresso pode ser questão de tempo. A ferrugem laranja já se encontra em países próximos, como Guatemala e Nicarágua, onde a indústria sucroalcooleira foi consideravelmente afetada.

Desta forma, pessoas que visitam regiões com canaviais infestados pela ferrugem laranja (Austrália, Estados Unidos, América Central, Indonésia, Índia e China) devem adotar algumas medidas preventivas. É recomendável, por exemplo, lavar e passar as roupas, antes do retorno ao Brasil e não trazer nenhum tipo de material vegetal na bagagem, sem a devida autorização oficial.

Prevenção e controle - Estas providências certamente retardarão a entrada da praga no País, para que haja mais tempo para pesquisas de variedades de cana-de-açúcar resistentes, a maneira mais econômica para o controle da ferrugem. Das variedades brasileiras testadas na Austrália, a RB72454 apresentou suscetibilidade à praga, o que significa que o Brasil pode correr risco de prejuízos econômicos com a ferrugem. Isso porque, além de ser bastante plantada, a RB72454 é utilizada para desenvolvimento de novas variedades. (Da Redação)

Confira a íntegra do folder sobre ferrugem laranja. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.