CI

Força do mercado de carnes é destaca na abertura da TecnoCarne 2009

Expectativa é atrair 25 mil visitantes e movimentar 500 milhões em negócios nos próximos meses


Durante a cerimônia de abertura da 9ª TecnoCarne, feira que teve início na terça-feira e encerra nesta quinta-feira, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, o presidente da Brazil Trade Shows, Marco Antonio Mastrandonakis, revelou que a expectativa é atrair 25 mil visitantes e gerar aproximadamente R$ 500 milhões em negócios nos próximos meses. O Ministro Interino da Pesca e Aquicultura, Dirceu Lopes, e o diretor-geral do Instituto de Tecnologia e Alimentos (Ital), Luis Madi, também participaram do evento.

Segundo o Ministro da Pesca e Aquicultura em exercício, iniciativas como a da TecnoCarne são essenciais para o desenvolvimento de políticas que contribuam para crescimento do setor de pescado no Brasil. "A estratégia do governo brasileiro é investir cada vez mais no mercado interno. Estamos trabalhando para transformar a pesca e aquicultura em política de estado", explica Lopes.

Ainda de acordo com o Ministro, é importante adotar políticas para que o desperdício seja evitado, já que grande parte do pescado que é voltado para o mercado nacional não é aproveitado devido a sua forma de produção. Paralelamente, o setor de pesca tem recebido investimentos para o aumento do consumo na população brasileira, que hoje é de 7 kg por habitante ao ano. A intenção é fazer o consumo subir para 9 kg ao ano até 2011, o que representa um aumento de quase 45% na produção do País.

Entre as políticas de incentivo está a Semana do Peixe 2009, que será lançada dia primeiro de setembro, com o objetivo de incentivar o consumo de pescado em todo o país, focando na necessidade de uma alimentação mais saudável. "Queremos que sexta-feira seja o dia oficial do peixe no Brasil", afirma Dirceu Lopes, que revelou a intenção de fazer com que o alimento seja incorporado à merenda escolar e nas comidas disponibilizadas no exército. No ano passado, a Semana do Peixe esteve presente em mais de 70 redes de supermercados do país envolvendo cerca de 1.500 lojas participantes. As informações são da assessoria de imprensa da Brazil Trade Shows.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.