CI

Formação de ciclone contribui para altos volumes de chuva

As instabilidades podem ocorrer a qualquer momento do dia e na forma de fortes temporai


Foto: Gabriel Luan Rodrigues

O processo de formação do ciclone na costa da região, vai contribuir para elevados volumes de chuva sobre as áreas costeiras nesta terça-feira (09/08). As instabilidades podem ocorrer a qualquer momento do dia e na forma de fortes temporais.

Em praticamente toda a região sul, temos chuvas expressivas ao longo desta terça – exceto o extremo sudoeste gaúcho. Além disso, será um dia com poucas variações de temperatura sobretudo em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, devido à grande cobertura de nuvens sobre os estados. 

Outro fenômeno importante que vai influenciar no tempo, são os ventos que serão constantes e de quadrante leste ao longo desta terça. Algumas rajadas poderão atingir os 50 a 60 km/h mas ainda sem grande intensidade na parcela central do Rio Grande do Sul, no período da tarde. 

Esses ventos de quadrante leste, também contribuem com uma maior chegada de umidade na costa da região, fortalecendo ainda mais as chuvas. Os maiores acumulados ficam para a grande região de Osório, nordeste gaúcho e Araranguá, sul catarinense, onde algumas projeções indicam valores acima dos 90 mm para um único dia. 

Também chove forte ao norte do Paraná, com acumulados que devem superar os 50 mm nas proximidades de Wenceslau Braz. Mas vale destacar que, em todas as regiões chove e a tendência é de chuvas entre os 30 a 40 mm no norte do Rio Grande do Sul, leste de Santa Catarina e leste do Paraná. 

Ao longo da quarta-feira (10/08) o ciclone se intensifica, configurando o seu centro na costa da região. E isso vai elevar o potencial das chuvas e também da intensidade dos ventos. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.