Forte redução na área de arroz no Brasil
CI
Agronegócio

Forte redução na área de arroz no Brasil

Levantamento da Conab indica redução de quase 252 mil hectares no país
Por:
Levantamento da Conab indica redução de quase 252 mil hectares no país

A área cultivada de arroz no Brasil deverá cair em torno de 9%, ou o correspondente a quase 252 mil hectares, segundo divulgou a Conab, no seu último levantamento.

A área plantada está estimada em 2,569 milhões de hectares, sendo a menor da história da cultura, e a redução mais significativa dos últimos sete anos, em relação à safra anterior, conforme o gráfico abaixo.
 


A redução em relação ao levantamento anterior supera a 146 mil hectares, e é resultante, principalmente, da revisão das estimativas para o Rio Grande do Sul que deverá reduzir a área plantada em mais de 93 mil hectares. (plantio ainda não concluído) O estado maior produtor nacional deverá apresentar uma redução de 8% na área que será reduzida para 1,07 milhão de hectares e o levantamento projeta queda de 11,6% na produção, estimada em 7,86 milhões de toneladas.

O Rio Grande do Sul, que passa por uma estiagem sem precedentes, nestes últimos dois meses, e com o quadro climático podendo ainda se agravar, plantou, mais de 20% da área fora da melhor época recomendada para a semeadura e que boa parte destas lavouras apresenta problemas de estabelecimento e que, portanto, deverá afetar a sua produtividade.

A produção nacional é estimada em 11,927 milhões de toneladas (a menor dos últimos cinco anos), com redução de 12,4% ou quase 1,7 milhão de toneladas em relação à safra anterior.

Os baixos preços praticados, e conseqüentemente, a baixa rentabilidade da cultura; o direcionamento dos produtores para culturas mais atrativas; a elevação dos custos de produção e a capacidade hídrica limitada em algumas importantes regiões produtoras do Rio Grande do Sul desestimularam o plantio deste cereal essencial na alimentação nacional.

As informações são de Marco Aurélio Tavares – Consultor.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.