Fórum de circovirose suína discute avanços no controle da doença

Agronegócio

Fórum de circovirose suína discute avanços no controle da doença

evento, uma iniciativa da Merial Saúde Animal, líder em produtos veterinários no Brasil e no mundo, deve reunir mais de 200 criadores, responsáveis técnicos e demais profissionais das integrações e granjas
Por: -Silvano
145 acessos

Chapecó, no oeste de Santa Catarina, um dos principais pólos de suinocultura do País, será sede do 1º Fórum Internacional de Circovirose Suína, no dia 9 de agosto. O evento, uma iniciativa da Merial Saúde Animal, líder em produtos veterinários no Brasil e no mundo, deve reunir mais de 200 criadores, responsáveis técnicos e demais profissionais das integrações e granjas, para debater os últimos avanços no controle da circovirose suína, uma das principais ameaças à atividade, na atualidade.

Também conhecida como Síndrome Multissistêmica do Definhamento dos Suínos (SMDS), a circovirose foi diagnosticada pela primeira vez no Canadá em 1990 e no Brasil em 2000, no Laboratório de Sanidade da Embrapa Suínos e Aves em Concórdia, Santa Catarina. Além de mortes de leitões (taxas de até 20% de acordo com o grau de desafio da granja-problema), a doença afeta as taxas de crescimento e conversão alimentar dos animais, provocando desenvolvimento desigual dos leitões. Na Europa, o custo da circovirose foi estimado em £10.39 (cerca de R$ 30,00) por suíno comercializado.

“No Brasil, ainda não há estimativas confiáveis sobre o impacto da doença. Mas é fato para integradores, sanitaristas, técnicos e criadores que a circovirose suína se espalha pelos plantéis brasileiros e já é responsável por grandes prejuízos”, afirma o médico veterinário patologista e gerente técnico da Merial Saúde Animal, Dr. Edson Bordin.

Desde o surgimento da circovirose suína, muito se avançou no conhecimento sobre a doença e as estratégias de prevenção. Durante o 1º Fórum Internacional, a Merial Saúde Animal lançará oficialmente a primeira e única vacina segura contra circovirose suína. Circovac®, grande avanço no controle da doença especialmente porque supera em qualidade e eficiência as vacinas autógenas, produzidas a partir de amostras virais e coletadas na própria granja, até então a única forma de combate à doença.

A eficácia de Circovac®, já foi comprovada por vários produtores europeus e canadenses. Circovac® já imunizou mais de 3 milhões de matrizes e 80 milhões de leitões foram passivamente protegidos(é aplicada nas matrizes para imunizar leitões via colostro e leite). E sua comercialização já tem a chancela de órgãos responsáveis da Comunidade Européia.

O programa do 1º Fórum Internacional de Circovirose Suína também abordará estratégias, pesquisas e impactos econômicos e a epidemiologia em condições brasileiras da doença e os resultados e eficácia em leitões vacinados no Canadá e na Europa. Destaque, também, às palestras ministradas pelos especialistas David Barcellos (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Janice Zanella, (Embrapa), e John Ellis, Ph.D pela Universidade de Colorado (USA), além de Edson Luiz Bordin da Merial Saúde Animal. O evento será coordenado e monitorado pelo Prof.;Dr Roberto Guedes da Universidade Federal de Minas Gerais.

“Será a oportunidade de reunir integradores, sanitaristas, médicos veterinários e suinocultores das principais regiões produtoras para conhecerem a solução e os resultados a campo da nova vacina contra a circovirose, uma solução segura contra uma das principais preocupações da suinocultura na atualidade”, afirma Dr. Edson Bordin.

Para participar do 1º Fórum Internacional de Circovirose Suína é preciso fazer a inscrição gratuita pelo site www.circovac.com.br. Importante: as vagas são limitadas. As informações são da assessoria de imprensa da Merial.

Serviço:

1º Fórum Internacional de Circovirose Suína

Quando: 09 de Agosto de 2007

Local: Bristol Lang Palace Hotel (Rua Nereu Ramos, 1.057 – Chapecó, SC)

Informações: www.circovac.com.br e no SAC 0800-160909.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink