CI

Fórum de circovirose suína discute avanços no controle da doença

evento, uma iniciativa da Merial Saúde Animal, líder em produtos veterinários no Brasil e no mundo, deve reunir mais de 200 criadores, responsáveis técnicos e demais profissionais das integrações e granjas


Chapecó, no oeste de Santa Catarina, um dos principais pólos de suinocultura do País, será sede do 1º Fórum Internacional de Circovirose Suína, no dia 9 de agosto. O evento, uma iniciativa da Merial Saúde Animal, líder em produtos veterinários no Brasil e no mundo, deve reunir mais de 200 criadores, responsáveis técnicos e demais profissionais das integrações e granjas, para debater os últimos avanços no controle da circovirose suína, uma das principais ameaças à atividade, na atualidade.

Também conhecida como Síndrome Multissistêmica do Definhamento dos Suínos (SMDS), a circovirose foi diagnosticada pela primeira vez no Canadá em 1990 e no Brasil em 2000, no Laboratório de Sanidade da Embrapa Suínos e Aves em Concórdia, Santa Catarina. Além de mortes de leitões (taxas de até 20% de acordo com o grau de desafio da granja-problema), a doença afeta as taxas de crescimento e conversão alimentar dos animais, provocando desenvolvimento desigual dos leitões. Na Europa, o custo da circovirose foi estimado em £10.39 (cerca de R$ 30,00) por suíno comercializado.

“No Brasil, ainda não há estimativas confiáveis sobre o impacto da doença. Mas é fato para integradores, sanitaristas, técnicos e criadores que a circovirose suína se espalha pelos plantéis brasileiros e já é responsável por grandes prejuízos”, afirma o médico veterinário patologista e gerente técnico da Merial Saúde Animal, Dr. Edson Bordin.

Desde o surgimento da circovirose suína, muito se avançou no conhecimento sobre a doença e as estratégias de prevenção. Durante o 1º Fórum Internacional, a Merial Saúde Animal lançará oficialmente a primeira e única vacina segura contra circovirose suína. Circovac®, grande avanço no controle da doença especialmente porque supera em qualidade e eficiência as vacinas autógenas, produzidas a partir de amostras virais e coletadas na própria granja, até então a única forma de combate à doença.

A eficácia de Circovac®, já foi comprovada por vários produtores europeus e canadenses. Circovac® já imunizou mais de 3 milhões de matrizes e 80 milhões de leitões foram passivamente protegidos(é aplicada nas matrizes para imunizar leitões via colostro e leite). E sua comercialização já tem a chancela de órgãos responsáveis da Comunidade Européia.

O programa do 1º Fórum Internacional de Circovirose Suína também abordará estratégias, pesquisas e impactos econômicos e a epidemiologia em condições brasileiras da doença e os resultados e eficácia em leitões vacinados no Canadá e na Europa. Destaque, também, às palestras ministradas pelos especialistas David Barcellos (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Janice Zanella, (Embrapa), e John Ellis, Ph.D pela Universidade de Colorado (USA), além de Edson Luiz Bordin da Merial Saúde Animal. O evento será coordenado e monitorado pelo Prof.;Dr Roberto Guedes da Universidade Federal de Minas Gerais.

“Será a oportunidade de reunir integradores, sanitaristas, médicos veterinários e suinocultores das principais regiões produtoras para conhecerem a solução e os resultados a campo da nova vacina contra a circovirose, uma solução segura contra uma das principais preocupações da suinocultura na atualidade”, afirma Dr. Edson Bordin.

Para participar do 1º Fórum Internacional de Circovirose Suína é preciso fazer a inscrição gratuita pelo site www.circovac.com.br. Importante: as vagas são limitadas. As informações são da assessoria de imprensa da Merial.

Serviço:

1º Fórum Internacional de Circovirose Suína

Quando: 09 de Agosto de 2007

Local: Bristol Lang Palace Hotel (Rua Nereu Ramos, 1.057 – Chapecó, SC)

Informações: www.circovac.com.br e no SAC 0800-160909.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.