Fórum em Ijuí debaterá 15 anos da Rede Leite

Leite

Fórum em Ijuí debaterá 15 anos da Rede Leite

Rede Leite completa 15 anos e, em meio ao desafio de fortalecer a produção de leite no Rio Grande do Sul
Por:
114 acessos

A Rede Leite completa 15 anos e, em meio ao desafio de fortalecer a produção de leite no Rio Grande do Sul, as oito instituições que fazem parte desse Programa realizam, na quinta-feira (29/11), em Ijuí, o 4º Fórum da Rede Leite. O evento inicia às 8h30, no Salão de Atos, no campus da Universidade Regional do Noroeste do RS (Unijuí).

?Essa trajetória teve muito esforço de pessoas, instituições e agricultores?, disse o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar e coordenador do Comitê Gestor da Rede Leite, João Schommer. O objetivo do Fórum é mostrar os resultados alcançados durante o período, o impacto da Rede Leite na melhoria do meio ambiente, nas relações sociais e na renda das famílias. 

Números
Nos últimos três anos, o número de produtores de leite tem diminuído na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Ijuí, que abrange 44 municípios dos Coredes Celeiro, Noroeste Colonial e Alto Jacuí. Em 2015, haviam nessa região 13.659 produtores vendendo leite para a indústria. Em 2018, o número caiu para 10.029 produtores. A produção, no entanto, não sofreu grandes oscilações no período, devendo fechar o ano em aproximadamente 787 milhões de litros, contra 800 milhões de litros produzidos no ano de 2015.

?Diminuiu o número de produtores, mas aumentou a escala de produção?, analisou o médico veterinário da Emater/RS-Ascar, Oldemar Weiller. 

Veja a programação
8h30 ? Recepção e credenciamento
9h ? Mesa Oficial de abertura
9h30 ? Painel: Como a Rede Leite fortalece o trabalho dos agricultores, dos extensionistas, dos professores e dos pesquisadores
11h ? Painel: Impactos positivos gerados na Agricultura Familiar: perspectiva social; ambiental e de alimentação animal; qualidade do leite e sanidade animal; econômica e de mercado
12h30 ? Almoço
13h30 ? Dinâmica de trabalho em grupos: Prioridades e ações para o futuro da Rede Leite
15h30 ? Apresentação dos resultados dos grupos
16 h ? Encerramento

Rede Leite
A Rede Leite, Programa em Rede de Pesquisa-desenvolvimento em Sistemas de Produção com Atividade Leiteira no Noroeste do RS, conta, atualmente, com a participação formal das seguintes instituições: Emater/RS-Ascar, Embrapa, Universidade de Cruz Alta (Unicruz), Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), Instituto Federal Farroupilha campus Santo Augusto, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Cooperfamiliar e Rede Dalacto.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink