CI

Fotogrametria baseada em drones estima biomassa 

A fotogrametria é uma tecnologia confiável para estimar a biomassa, a cobertura do solo e a produtividade do ecossistema


Foto: Arquivo Agrolink

Nas últimas décadas, as tecnologias de sensoriamento remoto tornaram-se ferramentas vitais para cientistas que estudam mudanças no uso da terra, cobertura de gelo e vegetação em todo o mundo. As imagens de satélite, no entanto, estão normalmente disponíveis em baixas resoluções, permitindo que apenas tendências em grandes áreas sejam analisadas. 

Ao mesmo tempo, drones controlados remotamente são uma alternativa cada vez mais acessível para pesquisadores que trabalham em ecologia e agricultura com escalas mais finas, mas a tecnologia baseada em laser usada para estimar a produtividade de plantas e biomassa, como detecção de luz e alcance (LiDAR), são ainda proibitivamente caros. 

Em pesquisa publicada recentemente na revista Applications in Plant Sciences, os pesquisadores usaram tecnologia de sensoriamento remoto barata para produzir índices de vegetação tridimensionais fotomosaicos e multiespectrais da vegetação de Tallgrass praire, um ecossistema nativo da América do Norte central que abrange cerca de 70 milhões de acres. Hectares cuja maior área é destinada à agricultura, comparando estimativas aéreas de biomassa com medições diretas feitas em campo. 

De acordo com suas descobertas, a fotogrametria é uma tecnologia confiável para estimar a biomassa, a cobertura do solo e a produtividade do ecossistema, com várias implicações potenciais para a economia de custos nas ciências agrícolas e biológicas. Os pesquisadores realizaram a coleta de dados de sensoriamento remoto em um experimento de restauração de ecossistema no parque público Morton Arboretum em Lisle, Illinois. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.