CI

França reporta doença de Aujeszky

Dessa vez a doença foi diagnosticada em javalis selvagens


Foto: Pixabay

O Ministério da Agricultura e Alimentação da França reportou à Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) um novo surto da doença de Aujeszky, em javalis selvagens na comuna francesa de Beaulon no departamento Allier. De acordo com a OIE 108 animais estão sendo mantidos em observação sendo três machos, 15 fêmeas e 90 filhotes. Esses animais devem ser soltos nas florestas para caça.

Dentro do perímetro de 5 km ao redor do local, não foi identificada nenhuma outra exploração que mantenha fazendas de javalis ou suínos. Em Abril de 2019 a França registrou dois surtos em fazendas comerciais de suínos.

Também conhecida como pseudo-raiva a doença é causada pelo vírus da herpes e tem nos suínos o único reservatório da doença. Acarreta muitos prejuízos na indústria. O vírus é altamente contagioso e se espalha rapidamente pelo rebanho matando leitões e prejudicando o ganho de peso em animais adultos, além de afetar a capacidade reprodutora dos animais. 

Entre os sintomas mais comuns estão febre, perda de peso e apatia. Dependendo da idade dos porcos, surgem sinais mais serveros como: tremores, movimentos descoordenados, sentar-se com as patas traseiras esticadas, decúbito e ato de pedalar.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.