Franceses criam painéis fotovoltaicos do futuro
CI
Imagem: Marcel Oliveira
TECNOLOGIA

Franceses criam painéis fotovoltaicos do futuro 

Empresas criaram alianças
Por: -Leonardo Gottems

As empresas francesas Roctool, que desenvolveu uma nova tecnologia para moldagem de materiais a partir do calor e do frio, e a CEA-Liten, especializada em energia limpa, anunciaram que aprofundaram a parceria para a criação dos painéis solares do futuro. 

Desde a assinatura desta aliança em maio passado, as equipes têm trabalhado ativamente nesta colaboração que começa a dar frutos. Após uma fase de estudo de 4 meses de pesquisa, fornecimento de biomateriais e testes de transformação, as equipes Roctool e CEA-Liten conseguiram implementar os primeiros painéis fotovoltaicos de base biológica 100% recicláveis. 

Roctool e CEA-Liten combinaram seus conhecimentos para testar a implementação de painéis com dimensões de 300 mm por 300 mm em uma máquina de estampagem disponível no centro de testes da Roctool em Le Bourget-du-Lac, França. Os resultados até agora têm sido muito encorajadores e promissores, afirmaram as empresas em comunicado, destacando a excelente qualidade do produto e a otimização dos tempos de ciclo que irão reduzir o tempo de fabricação em um quarto. 

Ambas as empresas disseram que continuam testando várias séries de painéis para verificar seu desempenho e resistência ao impacto e que estão realizando testes de envelhecimento de pelo menos 1.000 horas. Nesta fase, o consórcio, apoiado pela Região Auvergne-Rhône-Alpes, no âmbito do programa EasyPOC, está a selecionar fornecedores de matérias-primas e a prosseguir o seu desenvolvimento até à prova de conceito de uma nova ferramenta de estampagem. que representará um modelo reduzido de um capô de veículo. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.