Frango, ovo, milho e inflação (pelo IGP-DI) em 2011
CI
Agronegócio

Frango, ovo, milho e inflação (pelo IGP-DI) em 2011

Frango e ovo registraram variação de 1,44% e 16,38%
Por:
Em 2011, frente a uma variação de 5% no Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI, da Fundação Getúlio Vargas), os dois produtos principais da avicultura, frango e ovo, registraram variação de 1,44% e 16,38%, respectivamente, enquanto o insumo básico do setor, o milho, apresentou variação de 0,39%.


Mas esses índices – habitualmente usados como referência para demonstrar a evolução de preços de um determinado produto – referem-se apenas à variação ponta a ponta registrada entre dezembro de 2010 e dezembro de 2011, ignorando as altas e baixas mensais.


Assim, o aumento de 0,39% do milho é apenas aparente. Pois considerados seus preços médios mensais no decorrer de 2011, o grão registrou variação de preço de 43,3% em relação à média do ano anterior, índice bem superior ao observados no frango vivo (+16,3%) e no ovo (+17,6%).


De toda forma, os três produtos continuam perdendo – e feio – para a inflação acumulada na vigência do real. Pois enquanto o incremento acumulado pelo IGP-DI foi de 365%, o do milho ficou em 269%, o do frango em 251% e o do ovo em não mais que 134%.






Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.