CI

Frango, ovo, milho e inflação em outubro de 2016

Frango vivo e ovo, com certeza, tiveram participação nesse desempenho


De acordo com a Fundação Getúlio Vargas, em outubro o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) apresentou variação de 0,13%, o que significa que, mesmo aumentando em relação ao mês anterior (0,03% em setembro) registrou um dos mais baixos índices de incremento dos últimos tempos.

Frango vivo e ovo, com certeza, tiveram participação nesse desempenho. Pois enquanto o frango permaneceu em outubro com o mesmo preço de setembro, o ovo enfrentou redução de preço próxima de 6%. Assim, apenas a matéria-prima básica dos dois produtos, o milho, é que continuou registrando aumento superior ao IGP-DI.

Isso, aliás, se repete no ano e em 12 meses. Pois, frente a variações de 6,24% e de 7,99% do IGP-DI, o milho ficou 10,35 e 17,46 pontos percentuais à frente, visto que neste ano acumula variação de 16,59%, enquanto em 12 meses esse índice ultrapassa os 25%.

Já frango e ovo chegaram aos 10º mês de 2016 com 4,93 e 2,55 pontos percentuais abaixo da inflação. E, no tocante aos valores vigentes há 12 meses, só o ovo acumula variação superior à do IGP-DI, porquanto o preço inalterado do frango fez com que ficasse 4,06 pontos percentuais abaixo da inflação acumulada nesse espaço de tempo.

De toda forma, os três produtos – frango, ovo e milho – perdem para o IGP-DI acumulado desde a implantação do Plano Real em 1994. Mas, novamente, a perda do milho foi menor, pois seu preço em outubro ficou apenas 83,85 pontos percentuais abaixo da inflação do período. Já a perda do frango corresponde a 131,54 pontos percentuais, enquanto a diferença a menos do ovo sobe para 292,42 pontos percentuais. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.