Agronegócio

Frango, ovo, milho e inflação em setembro de 2013

Pela segunda vez nos tempos do real, o frango voltou a apresentar evolução de preço muito próxima da registrada pela inflação
Por:
909 acessos
Intensificada em setembro, a fortíssima reação experimentada pelo frango a partir do final do primeiro semestre (valorização média de 63 % entre maio e setembro), fez com que – pela segunda vez nos tempos do real – o produto voltasse a apresentar evolução de preço muito próxima da registrada pela inflação (aqui medida pelo IGP-DI – Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna, da Fundação Getúlio Vargas).

A primeira vez em que isso ocorreu desde que, em julho de 1994, se implantou no País o atual padrão monetário, foi entre dezembro do ano passado e fevereiro deste ano, ocasião em que o índice de evolução de preço do frango vivo chegou a ficar apenas 11,62 pontos percentuais aquém da inflação acumulada em cerca de 19 anos (agosto de 1994 = 100). 

Em setembro passado essa diferença voltou a se ampliar, ficando em 33,69 pontos percentuais. Mesmo assim, foi um resultado muitíssimo melhor que o observado, por exemplo, em maio passado, quando o preço alcançado pelo frango vivo ficou mais de 200 pontos percentuais abaixo da inflação acumulada desde 1994.

O ovo, por sua vez, permanece com uma evolução de preços substancialmente aquém da inflação que se acumula mês após mês. Pois enquanto o frango alcançou, em setembro, valor correspondente a 93,5% da inflação acumulada, o valor alcançado pelo ovo correspondeu a menos de 58% da inflação acumulada. Não só isso, pois o produto continua com preços que evoluem aquém do registrado por sua principal matéria-prima, o milho. Assim, o volume de milho adquirido com uma caixa de ovos em setembro de 2013 (136 kg/caixa) é inferior ao registrado mais de 19 anos atrás, em agosto de 1994 (150,9 kg/caixa).

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink