CI

Frango: tensões no Mar Vermelho abalam mercado

Preocupações surgem devido à queda nas exportações para territórios próximos do Mar Vermelho, como Egito e Iêmen


Brasil aumenta exportações de carne de frango, mas desafios persistem Brasil aumenta exportações de carne de frango, mas desafios persistem - Foto: Divulgação

As exportações brasileiras de carne de frango para países do Oriente Médio registraram um aumento no primeiro bimestre deste ano, com destaque para Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos. No entanto, preocupações surgem devido à queda nas exportações para territórios próximos do Mar Vermelho, como Egito e Iêmen, possivelmente influenciadas pelas tensões na região.

Segundo dados da Secex, as exportações de carne de frango brasileira para Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos aumentaram 18% em comparação ao primeiro bimestre do ano passado. No entanto, as exportações para Egito e Iêmen diminuíram consideravelmente nos primeiros meses de 2024.

No caso do Egito, houve uma redução de 28,7% em relação ao último bimestre de 2023 e uma queda expressiva de 57,7% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Já as exportações para o Iêmen apresentaram uma diminuição de 27,6% em relação ao último bimestre de 2023 e de 21,4% em comparação com janeiro e fevereiro do ano passado.

Essas quedas podem estar ligadas às tensões no Mar Vermelho, que afetam diretamente as rotas de navegação e o comércio na região. O Iêmen, especialmente, é um dos maiores destinos da carne brasileira na região e sua queda como mercado preocupa os agentes do setor avícola nacional.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.