CI

Frango abatido: peso médio registrado nas Unidades Federativas

Os dados permitiram concluir que o frango abatido alcançou peso médio de 2,251 kg, valor 2,34% inferior ao registrado no ano passado.


Os dados relativos ao segundo trimestre de 2016, divulgados na semana passada pelo IBGE, permitiram concluir que nos seis primeiros meses deste ano o frango abatido em estabelecimentos sob inspeção (federal, estadual ou municipal) alcançou peso médio de 2,251 kg, valor 2,34% inferior ao registrado no mesmo semestre do ano passado.

Porém, observa-se grande amplitude – de mais de 30 pontos percentuais – entre os pesos mínimo e máximo registrados nas unidades federativas. Ou seja: considerados os extremos, o peso, de um lado, supera em 17% a média nacional; e, de outro lado, fica quase 14% abaixo da média nacional.

Quatro estados, de quatro diferentes Regiões, registraram peso próximo ou superior a 2,600 kg, valor muito acima da média brasileira: no Nordeste, a Paraíba; no Norte, o Pará; no Centro-Oeste, o Mato Grosso do Sul; e, no Sudeste, o Espírito Santo.

Na principal Região produtora do País, o Sul, os resultados, conforme o estado, são bem distintos. O Paraná, principal produtor do País – e, conforme o IBGE, responsável por 31% da carne de frango produzida sob inspeção no primeiro semestre de 2016 – o peso médio observado correspondeu, praticamente, à média nacional: 2,251 kg por cabeça. 

Já o Rio Grande do Sul e Santa Catarina registram desempenhos opostos entre si. Santa Catarina, segundo maior produtor do País, abate seus frangos com um peso médio de 2,428 kg, valor quase 8% acima da média. E no Rio Grande do Sul, terceiro maior produtor, o peso registrado situa-se mais de 13% abaixo da média – 1,943 kg por cabeça abatida, resultado que faz do frango gaúcho o de menor peso do Brasil. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.