CI

Frango fechou 2011 repetindo, na exportação, os resultados de novembro

No último mês de 2011 as exportações brasileiras conjuntas das três carnes (bovina, suína e de frango) refluíram significativamente em relação a novembro


De acordo com a SECEX/MDIC, no último mês de 2011 as exportações brasileiras conjuntas das três carnes (bovina, suína e de frango) refluíram significativamente em relação a novembro e apresentaram, pela receita média diária, redução de, praticamente, 18%. E isso fazia supor que a carne de frango também estivesse inclusa nesse “refluxo”, o que é fato praticamente normal para o mês de dezembro.


Mas na prática não foi bem assim. Pois ainda que os resultados do mês tenham sido negativos em relação a novembro, a variação observada foi mínima e o que se observou, na prática, foi uma total estabilidade em relação ao mês anterior.

Caso do volume, por exemplo, muito próximo das 320 mil toneladas, ficando menos de 2 mil toneladas (-0,60%) aquém das 321.787 toneladas de novembro. Ou, então, do preço médio, apenas 0,25% menor (5 dólares) que o do mês de novembro. Em conseqüência, a receita cambial, de US$650 milhões, recuou não mais que 0,85% em relação ao décimo primeiro mês de 2011.


Já em relação a dezembro de 2010 os resultados foram todos positivos e com evolução bastante significativa: de 12,68% no volume, de 9,22% no preço médio e de 23,07% na receita cambial.
Os resultados, vale lembrar, referem-se exclusivamente a produto in natura.



Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.