Frango fechou 2011 repetindo, na exportação, os resultados de novembro


Agronegócio

Frango fechou 2011 repetindo, na exportação, os resultados de novembro

No último mês de 2011 as exportações brasileiras conjuntas das três carnes (bovina, suína e de frango) refluíram significativamente em relação a novembro
Por:
505 acessos
De acordo com a SECEX/MDIC, no último mês de 2011 as exportações brasileiras conjuntas das três carnes (bovina, suína e de frango) refluíram significativamente em relação a novembro e apresentaram, pela receita média diária, redução de, praticamente, 18%. E isso fazia supor que a carne de frango também estivesse inclusa nesse “refluxo”, o que é fato praticamente normal para o mês de dezembro.


Mas na prática não foi bem assim. Pois ainda que os resultados do mês tenham sido negativos em relação a novembro, a variação observada foi mínima e o que se observou, na prática, foi uma total estabilidade em relação ao mês anterior.

Caso do volume, por exemplo, muito próximo das 320 mil toneladas, ficando menos de 2 mil toneladas (-0,60%) aquém das 321.787 toneladas de novembro. Ou, então, do preço médio, apenas 0,25% menor (5 dólares) que o do mês de novembro. Em conseqüência, a receita cambial, de US$650 milhões, recuou não mais que 0,85% em relação ao décimo primeiro mês de 2011.


Já em relação a dezembro de 2010 os resultados foram todos positivos e com evolução bastante significativa: de 12,68% no volume, de 9,22% no preço médio e de 23,07% na receita cambial.
Os resultados, vale lembrar, referem-se exclusivamente a produto in natura.




Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink