Frango vivo x inflação: ciclo de preços (quase) decenal?

Agronegócio

Frango vivo x inflação: ciclo de preços (quase) decenal?

Frango vivo x inflação
Por:
520 acessos

Receba Notícias como esta por email

Cadastre-se e receba nossos conteúdos gratuitamente
Obrigado por se cadastrar
  • Enviamos a você um email de boas vindas para ativação de seu cadastro.
Ao contrapor-se a evolução do preço médio anual do frango vivo (base: granja, interior de São Paulo) aos índices de inflação (também anuais) levantados pelo IBGE (IPCA) constata-se que na maior parte da década inicial de instituição do atual padrão monetário brasileiro, o real, os preços recebidos pelo frango vivo evoluíram bem aquém da inflação .

Nesse espaço de tempo, a defasagem existente em relação à inflação só foi corrigida no nono ano de implantação do real, ou seja, em 2003, ocasião em que a cotação alcançada pelo frango vivo apresentou, em relação a 1994, aproximadamente o mesmo índice de evolução acumulado pelo IPCA.

O curioso é que, estendido o mesmo estudo a idêntico período subsequente (2004 a 2014) chega-se a resultado praticamente idêntico ao anterior. Pois o que muda, apenas, é o ritmo mais lento de evolução da inflação e, também, do preço do frango.

Assim, enquanto no período encerrado em 2004 a inflação acumulou variação de cerca de 135%, a variação do período seguinte caiu a menos da metade desse índice, acumulando variação da ordem de 65%. No tocante ao frango, porém, o comportamento foi idêntico ao da década anterior: preços inferiores aos da inflação nos oito primeiros anos do período, com pequeno ganho no nono ano. 

Por ora – isto é, entre janeiro e setembro de 2014 – o preço recebido pelo frango evolui a um ritmo inferior ao da inflação e, com isso, volta a registrar evolução inferior ao do índice acumulado do IPCA. Vem daí a questão: estaria se iniciando um novo ciclo? 
Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink