CI

Frango x milho: as discrepâncias no preço

Preços do frango vivo e do frango abatido retrocedem, aproximadamente, ao mesmo valor nominal de um ano atrás


É curioso constatar: neste instante, os preços do frango vivo (base: interior paulista) e do frango abatido (base: grande atacado da cidade de São Paulo) retrocedem, aproximadamente, ao mesmo valor nominal de um ano atrás. O mesmo, porém, não pode ser dito de sua principal matéria-prima, o milho: cotado no momento a R$47,00/saca (base: Campinas/SP), o grão está quase 60% mais caro que há um ano.

Notar, gráfico abaixo, que entre maio e setembro de 2017 os três itens registraram praticamente a mesma evolução de preço. O afastamento do milho começa em outubro e se intensifica a partir de janeiro de 2018, momento em que frango vivo e abatido passam a sofrer retração de preço.

A pequena valorização obtida pelo frango em maio corrente não muda em nada essa situação. Hoje, por exemplo, o mesmo volume de frango vivo de maio de 2017 é suficiente para obter não mais que três quintos do volume de milho de um ano atrás.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.