CI

Frente fria ganha força no Sul do país

Avanço da massa de ar polar provoca queda acentuada nas temperaturas


Foto: Pixabay

Nesta quinta-feira (06/05) o posicionamento da frente fria na região sul do país, mantém as condições favoráveis para chuvas. Além disso, o avanço do sistema favorece o estabelecimento da massa de ar polar sobre a região. Entretanto, na região central do Brasil, como no centro-oeste e sudeste, o tempo ficará sob o domínio da massa de ar seco. Ao mesmo tempo, as chuvas continuam presentes entre o norte e nordeste brasileiro, devido à instabilidades de altitude e a influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). 

Para os próximos dias as chuvas continuarão concentradas na faixa norte e nordeste do país, com condições para temporais localmente fortes no norte do MA e PI devido a atuação da ZCIT, e ao oeste do estado do AM por influências do calor e umidade. Na sexta-feira (07/05) a frente fria continuará atuando na região sul, com a tendência de deslocamento para o oceano, mantendo as chuvas mais volumosas na faixa litorânea de SC e PR, além de influenciar o tempo ao sul e oeste do MS. No sábado (08/05) as chuvas da frente fria ficarão restritas ao litoral norte de SC, leste do PR e leste de SP, RJ e ES, podendo provocar acumulados expressivos especialmente entre SC e SP. Como o sistema avançará de forma oceânica, as chuvas não chegarão ao noroeste do PR, oeste de SP, MS e Triângulo Mineiro. O destaque ficará para o avanço da massa de ar polar, com potencial para avançar até o sudoeste de MT e RO, provocando uma queda acentuada nas temperaturas.

Saiba como fica o tempo para cada região: 

Região Norte
Além da forte influência termodinâmica, ou seja, o forte calor e a grande quantidade de umidade disponível no ar, nesta quinta feira as instabilidades de altitude também auxiliam na formação de temporais em parte da região. Desta forma são esperadas pancadas de chuvas entre o AC, oeste do AM, RR, região do Baixo Amazonas ao noroeste do PA, e de forma mais isolada em RO, sudeste do AM e sul do estado do PA. Já no extremo sul do estado do TO o tempo ficará firme, devido a atuação da massa de ar seco, e há condições para pancadas de chuva ao norte do estado. Ao passo que no estado do AP e norte do PA os acumulados de forma geral diminuem, mas podem ser fortes de forma localizada, devido à influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). 

Região Nordeste
De maneira geral, o tempo será mais seco no interior da região, especialmente na parcela central do estado da BA, sul do PI e entre PE e AL. Porém, a influência da ZCIT na faixa norte dos estados do MA, PI, CE e RN  favorece para a formação de nuvens carregadas e há condições para chuvas localmente fortes, provocando acumulados superiores aos 30 mm ao norte do PI. Outra contribuição para as chuvas na região nordeste, fica para a influência dos ventos que sopram de leste, carregando a umidade do mar para a costa da região, assim no litoral sul da BA. Ao oeste do estado baiano, também há condições para pancadas de chuva isolada e mal distribuída, devido às instabilidades de altitude. 

Região Centro-Oeste
Em praticamente todas as áreas da região o tempo terá o predomínio da  massa de ar seco e sem condições para a formação de nuvens carregadas. Porém, devido à influência da umidade amazônica, na grande região de Aripuanã ao Norte Mato-Grossense há condições para pancadas de chuvas isoladas e mal distribuídas, mas sem provocar acumulados expressivos. Vale ressaltar o estado de atenção para os baixos índices de umidade relativa do ar, que podem se aproximar dos 20% em áreas do sul do GO e Bolsão Sul-Matogrossense e com temperaturas acima dos 35°C no período da tarde na faixa norte e oeste do MS. Por outro lado, ao extremo sul do MS, há indicativos da chegada da frente fria entre a tarde e noite, o que poderá aumentar a nebulosidade e eventualmente provocar pancadas isoladas, além de provocar queda acentuada nas temperaturas, particularmente no oeste e sul do estado.

Região Sudeste
Tempo seco em toda a região sudeste, mas com a frente fria poderá atuar de forma restrita ao litoral sul do estado de SP e sem provocar chuvas expressivas. Novamente o dia será marcado por manhãs amenas, com temperaturas próximas dos 16°C no oeste de SP e região central de MG; e próximo dos 10°C nas áreas serranas entre MG, SP e RJ. No entanto, os termômetros seguem em rápida elevação no período diurno, e as temperaturas máximas podem superar os 33°C no oeste paulista, triângulo e norte mineiro. 

Região Sul
A frente fria avança nesta quinta-feira para o estado de SC, mantendo as chuvas entre o norte do RS e sul do PR. O destaque para esta frente fria fica para os acumulados previstos, que poderão ser superiores aos 50 mm no Vale do Itajaí e região da Grande Florianópolis, norte e litoral de SC. Bem como no litoral na faixa leste do PR, onde as chuvas no decorrer do dia, poderão se aproximar dos 40 mm. Apesar das chuvas volumosas, nos extremos da região, como no norte do PR e sul do RS, não há condições para chuvas. Vale ressaltar que, ao sul do RS, com o avanço do sistema frontal, a massa de ar polar (frio e seco) se estabelece na região, mantendo as temperaturas abaixo dos 15°C no período da tarde e em forte declínio no período da noite. 

Veja os mapas de como ficam as temperaturas e as chuvas:

Chuva:

Temperatura Máxima:


Probabilidade de Geadas:

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.