CI

Frente fria mantém padrão de chuvas no Sul

Parcela central segue com tempo seco


Foto: Gabriel Luan Rodrigues

A sexta-feira (29/04) será marcada pela presença de uma frente fria sobre o sul do país, mantendo as condições de chuvas elevadas na região. Contudo, os volumes previstos são menores do que os registrados nos últimos dias.  As chuvas mais abundantes e frequentes também serão registradas na faixa norte e costa do nordeste. Seguindo um padrão bastante característico da época do ano.

Outro padrão típico desta época é a atuação do amplo bloqueio atmosférico na parcela central do Brasil. Deste modo, as temperaturas seguem elevadas e os índices de umidade podem ficar abaixo dos 20% nos horários mais críticos. E a combinação de altas temperaturas e baixos índices de umidade, acende o alerta para risco de incêndios e o agravamento da perda de água do solo e das plantas.

Confira a plataforma completa de mapas aqui.
Saiba  a previsão para a sua cidade aqui.

Região Norte
As instabilidade tropicais e os corredores de umidade que atuam sobre a região, mantém o padrão das chuvas sobre a região norte. Porém, a distribuição dessas chuvas ficarão concentradas na metade norte da região norte. Os maiores volumes podem ocorrer sobre o AP, norte do AM e norte do PA. Ao mesmo tempo, as chuvas ficam mais escassas na metade sul, devido à proximidade com o bloqueio atmosférico que atua na parcela central do país. 

Região Nordeste
Tempo típico da época do ano na região. As instabilidades de leste ocorrem em praticamente todas as áreas da costa do nordeste, favorecendo pancadas de chuvas fracas e passageiras, mas que podem somar até 10 mm no final do período. Ja na faixa norte da região é o corredor de umidade conhecido como Zona de Convergência Intertropical que favorece as chuvas desde o norte do RN até a metade norte do MA. Os maiores volumes poderão ser registrados sobre as grandes regiões de Baixo Parnaíba Piauiense e Coelho Neto, superando a marca dos 40 mm no decorrer do período. Por outro lado, o interior da região enfrentará um tempo mais quente e seco.

Região Centro-Oeste
A permanência do bloqueio atmosférico impede a formação das nuvens carregadas em todas as áreas da região centro-oeste. Além disso, o movimento dos ventos favorece o aumento das temperaturas e a diminuição dos índices de umidade, elevando o potencial para incêndios nas lavouras e o agravamento da situação hídrica em algumas localidades. Os termômetros poderão superar a marca dos 35°C na grande região do Pantanal e os índices de umidade podem ficar abaixo dos 20% nos horários mais críticos. 

Região Sudeste
O tempo seco causado pela atuação do bloqueio atmosférico predomina o tempo em grande parte da região. Apesar disso, algumas instabilidades poderão surgir na costa do estado de SP, devido à atuação dos ventos oceânicos. Em relação aos volumes, não são esperadas chuvas significativas. Apesar do amanhecer ameno no sul de MG, as temperaturas seguem elevadas sobre a metade oeste de SP, MG, RJ e ES. Há também alertas em relação aos índices de umidade relativa do ar, que podem ficar abaixo dos 20% nos horários mais críticos. 

Região Sul
As chuvas persistem sobre a região, devido à presença da frente fria. Contudo, as instabilidade ficarão concentradas entre o norte do RS e sul do PR. Os maiores acumulados poderão ser registrados em Canoinhas e Guarapuava, com valores acima dos 15 mm no decorrer do dia. As temperaturas entram em declínio, particularmente sobre a metade sul do RS, mas sem indicativos de frio intenso ou formação de geadas.

Veja os mapas destaques para hoje:

Chuva

Temperatura Máxima

Umidade Mínima


 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.