CI

Frio provoca recorde de papéis na BM&F

Os produtos que tiveram a maior variação foram o milho e o café em razão do clima


O clima foi o principal responsável pelo recorde de negociações na Bolsa de Mercadoria e Futuros (BM&F) em maio. O mês passado foi o melhor do ano, totalizando 155.628 papéis, valor 71,6% superior ao mesmo período de 2006. Na comparação com abril, o aumento é de 6,5%. Em volume financeiro foi R$ 1,57 bilhão. Os resultados só perdem para outubro do ano passado, com 159.636 contratos.

Os produtos que tiveram a maior variação no total negociado foram aqueles em que o clima pode influenciar a produção: milho e café. O cereal passou à frente da soja no volume negociado no mês passado: 14,9 mil contratos, 123,4% a mais que em maio de 2006. Para o café, o aumento foi de 92,1%, totalizando 66 mil papéis.

"O frio de maio fez aumentar a procura por contratos na BM&F", avalia Gil Barabach, analista da Safras & Mercado. Segundo ele, o mercado de café esteve muito volátil, influenciado não somente pelas perspectivas de geadas, mas também pelas "incertezas com relação à safra e aos estoques brasileiros".

Fábio Turquino Barros, analista da AgraFNP, diz que a procura por segurança, em virtude do clima - que poderia reduzir a safrinha de milho - motivou a alta de negócios do cereal na bolsa. Em sua avaliação, o crescimento da importância das exportações do grão também influenciaram no resultado.

No acumulado do ano os contratos agropecuários somam 677.474 papéis, 51,4% mais que entre janeiro e maio de 2006. Em volume financeiro foram R$ 6,65 bilhões, valor 54,7% maior que no mesmo período do ano passado. O ranking anual foi liderado pelo café, com 268,9 mil contratos, 30,7% a mais que em 2006. Destaque também para o boi gordo com 91 mil contratos ou 112,7% a mais e para o milho, com 31,4 mil ou 181,9% superior.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.