CI

Fumicultores gaúchos protestam na COP 4

Produtores avaliaram positivamente o resultado dos debates desta quarta


Mais de 140 fumicultores do Rio Grande Sul protestaram nesta quarta-feira (17) contra normas propostas na Convenção-Quadro que podem prejudicar a produção de tabaco no Brasil. Os produtores chamaram a atenção da organização da 4a Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (COP 4), que acontece em Punta del Leste (Uruguai). Com a mobilização, o presidente do Secretariado da COP 4, Haik Nikogosian, se reuniu com uma comitiva de produtores e recebeu abaixo-assinado com mais de 238 mil assinaturas de produtores de todo mundo, no qual solicitam o direito de continuar produzindo tabaco Burley.

Segundo o assessor de Política Agrícola da Fetag, Airton Hochscheid, que acompanha a COP 4, desde segunda-feira (15), os fumicultores avaliaram positivamente o resultado dos debates desta quarta. Ele destacou que a posição do Brasil apresentada pelo embaixador José Carlos Souza Gomes sobre os artigos 09 e 10, que tratam do uso de aditivos e açúcares na composição de cigarros, foi de que cada país possa decidir sobre a implementação ou não das medidas. Os 163 países avaliaram que os artigos 17 e 18 sobre reconversão e diversificação devem ser tratados em 2012. A COP 4 segue até sábado (20).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.