CI

Fumo de SC terá qualidade melhorada

Convênio entre Senar, Faesc e Souza Cruz vai treinar mil produtores


Foi assinado nessa quarta-feira (28-02) em Florianópolis um programa para melhorar a qualidade na produção do fumo no Estado. O responsável pelo departamento de fumicultura da Federação da Agricultura de SC (Faesc), Sálvio Tonini, disse que a atividade não vai acabar pois garante melhor renda para a pequena propriedade rural.

Tonini disse que a atividade tem um cunho social e, a demanda por fumo no mundo, tem crescido. Por isso, a Faesc fez um convênio com Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Souza Cruz, no programa Sol Rural. Serão investidos R$ 200 mil no treinamento inicial de 1.080 produtores.

Os produtores receberão cartilhas e 132 horas de treinamento. A sigla SOL significa Segurança, Organização e Limpeza, com melhorias na propriedade, qualidade de produção e meio ambiente.

De acordo com o diretor do Departamento de Fumo da Souza Cruz, Mike Stevens, o programa pretende melhorar as condições gerais da propriedade, organizando as ferramentas e melhorando a limpeza. Stevens disse que a melhora na qualidade de vida dos produtores rurais tem reflexo na produção.

O diretor da Souza Cruz afirmou que alguns lotes de fumo já foram recusados no exterior, pois havia resíduos, como grama. Com as propriedades melhor organizadas, a tendência é de que os agricultores tenham condições de oferecer produtos com melhor qualidade.

Os fumicultores devem ser organizados em grupos de 18 pessoas. Os treinamentos iniciam pelos municípios de Chapecó, Vidal Ramos e Içara. A meta do programa é atender 13 mil produtores nos próximos anos. Os fumicultores que não forem atendidos pelo Sol Rural, devem ser incluídos em outros programas de treinamento da Faesc e do Senar. Em SC são 70 mil produtores em 140 mil hectares.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.