CI

Fumo ganha produtividade na região Sul

As boas condições climáticas elevaram em 5,26% a produtividade das lavouras de fumo nos estados do Sul


As boas condições climáticas elevaram em 5,26% a produtividade das lavouras de fumo nos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul na atual safra (2006/07), que se encontra em fase de comercialização. A produtividade saiu de 1,9 quilo por hectare, na safra passada para 2 quilos por hectare na atual. Cerca de 8% da produção já foi vendida.

Com os resultados do campo, a previsão da colheita total de fumo foi revista. Segundo o vice-presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Romeu Schneider, a estimativa agora é de 740 mil toneladas de fumo, ante as 715 mil toneladas esperadas anteriormente, um aumento de 3,49% na produção.

Com a produtividade em alta e a melhor qualidade - ambos caminham juntos - os fumicultores esperam uma remuneração maior. Na safra 2005/06, o preço do fumo virgínia, que responde pelo maior volume de produção, saiu a R$ 4,24 o quilo. Os produtores não estimaram de quanto seria o ganho.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.