CI

Fundação disponibiliza resultados preliminares de trigo do PR e SP

Informações sobre as regiões II e III desses estados já estão disponíveis


Informações sobre as regiões II e III desses estados já estão disponíveis no site da Fundação Pró-Sementes

Pelo segundo ano a Fundação Pró-Sementes de Apoio à Pesquisa disponibiliza o resultados preliminares dos Ensaios de Cultivares em Rede (ECR) indicadas para os estados do Paraná e São Paulo. A pesquisa tem por objetivo avaliar todas as cultivares de trigo indicadas para as regiões produtoras dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.

Os ensaios foram constituídos por cultivares, de ciclos precoce e médio, desenvolvidas pelos diferentes obtentores e indicadas, segundo o zoneamento agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), para as regiões tritícolas do Paraná e de São Paulo. Foram testadas 63 cultivares na região II (Cascavel, Campo Mourão e Pato Branco) e região III (Astorga e Nova Fátima) no Paraná, e 43 cultivares na região III (Cruzália e Manduri), em São Paulo.

As informações preliminares apontam um bom rendimento das cultivares, superior a 2009. Dentre os fatores que colaboraram para isso está o clima. Chuvas esparsas durante todo o inverno e sem abundância no período da colheita, garantiram o bom desenvolvimento das plantas e favoreceram a qualidade dos grãos. Algumas cultivares atingiram rendimento próximo a 7 ton/ha, produtividade bastante significativa para o país.

As informações preliminares com os dados das regiões II e III dos estados do Paraná e São Paulo já podem ser acessadas no site da Fundação Pró-Sementes, através do www.fundacaoprosementes.com.br. Lá basta clicar em Relatórios ECR, ir em Trigo e acessar o relatório de 2010.

O engenheiro agrônomo da Fundação Pró-Sementes, Joel Brollo, ressalta que os municípios escolhidos para sediar a pesquisa representam as diferentes regiões produtoras de cada estado, pois possuem clima e solo diferenciados.

Desde a safra 2007/08, a Fundação Pró-Sementes vem realizando ensaios com as variedades de trigo registradas no MAPA, indicadas para os estados do Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo. A pesquisa já é referência no país, já que auxilia produtores e assistência técnica na escolha de quais cultivares melhor se adaptam as diferentes regiões produtoras do Brasil. Até o final de janeiro, o relatório completo com o desempenho das cultivares indicadas para Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo também estará disponível no site da Fundação.

Como funciona o relatório

O relatório dos Ensaios de Cultivares em Rede (ECR) de trigo apresenta o nome da cultivar, o seu rendimento médio na região, e o rendimento obtido nos municípios que compõem cada região – sempre comparando com a média do ensaio – além dos resultados obtidos pela cultivar nos anos anteriores.

As informações são da assessoria de imprensa da Fundação Pró-Sementes.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.