CI

Fundecitrus e governo mineiro discutem avanço da citricultura

Encontro foi uma oportunidade de estabelecer uma parceria entre os envolvidos para viabilizar um crescimento estruturado


Foto: Fundecitrus

Representantes do Fundecitrus e do setor se reuniram, nesta segunda-feira (26), com o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do estado de Minas Gerais, Thales Almeida Pereira Fernandes, em Belo Horizonte (MG), para discutir o avanço da citricultura no estado e os desafios relacionados a esse crescimento.

De acordo o engenheiro-agrônomo do Fundecitrus Guilherme Rodriguez, o encontro foi uma oportunidade de estabelecer uma parceria entre os envolvidos para viabilizar um crescimento estruturado, visando, acima de tudo, a sanidade dos pomares e os impactos positivos do setor, como a geração de emprego e renda. “Minas Gerais é, hoje, o segundo maior estado em produção de citros. Com o avanço do greening nos pomares paulistas, é natural que em breve tenhamos um crescimento da cultura em outras regiões mineiras. Por isso, esse primeiro encontro foi importante para que possamos trabalhar juntos em benefício de toda a cadeia produtiva”, explica. Na Safra 2022/23, o Triângulo Mineiro produziu cerca de 23,22 milhões de caixas de laranja de 40,8kg, o equivalente a 7,3% das 314,21 milhões produzidas em todo o cinturão citrícola.

O encontro também contou com a presença de Leonardo Henrique Martins do Carmo, gerente da Defesa Sanitária Vegetal do Instituto Mineiro de Agropecuário (IMA); Guilherme Costa Negro Dias, diretor técnico do IMA; Ricardo Peres Demicheli, subsecretário de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural Sustentável; Julian Silva Carvalho, diretor de Cadeias Produtivas; Eduardo Wagner, da Eldorado Terras; e Maurício Mendes, citricultor e consultor.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.