CI

Fundecitrus lança versão digital de livro sobre pinta preta

A versão digital da publicação está disponível gratuitamente no site do Fundecitrus


O Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) acaba de lançar como e-book o livro “Pinta Preta: a doença e seu manejo”. A versão digital da publicação está disponível gratuitamente no site do Fundecitrus (www.fundecitrus.com.br/comunicacao/manuais).  

O livro, um dos mais recentes e completos sobre essa importante doença da citricultura, traz informações sobre a origem, sintomas, perdas e danos, procedimentos para exportação e diferentes estratégias de manejo da pinta preta.  Ele é direcionado a produtores, pesquisadores e profissionais do setor citrícola.

No Brasil, a pinta preta ocorre atualmente em todos os estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste; em Rondônia e no Amazonas, na região Norte; e na Bahia, na região Nordeste. No parque citrícola paulista, a doença foi detectada em 1992 e tem causado queda acentuada de frutos no centro e leste do estado, principalmente em pomares mais velhos, de variedades de maturação tardia, nos quais o manejo não é realizado corretamente.

A publicação foi escrita pelos pesquisadores especialistas na doença Geraldo José da Silva Junior e Renato Bassanezi (Fundecitrus), Eduardo Feichtenberger (APTA - Sorocaba), Marcel Bellato Spósito e Lilian Amorim (Esalq/USP Piracicaba) e Antonio de Goes (Unesp Jaboticabal).   

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.