CI

Fundecitrus realiza Dia de Campo em Casa Branca/SP

Citricultores aprendem na prática dicas de como controlar o vetor do greening


O Fundecitrus (Fundo de Defesa da Citricultura) realizará um Dia de Campo em Casa Branca (SP), na próxima sexta-feira, dia 3 de julho. A iniciativa visa dar aos citricultores da região mais informação sobre como controlar o inseto que transmite o greening nos pomares.

O evento – em parceria com o IAC (Instituto Agronômico de Campinas), Bayer CropScience e a Syngenta– será realizado na Fazenda São José e terá início às 8h30. Todos os esclarecimentos serão feitos por uma equipe de engenheiros agrônomos e pesquisadores do Fundecitrus e do IAC.

O objetivo do encontro é mostrar aos citricultores que o controle do inseto, chamado de Diaphorina citri, complementa as ações de controle do greening e que deve ser feito de forma racional.

O Dia de Campo será dividido em várias tendas (estações). Cada uma delas aborda um tema, tanto em teoria como na prática. São eles: identificação, monitoramento e controle do inseto – quando e como devem ser feitas as pulverizações, para obter mais eficiência e redução de custos –; descarte de embalagens de produtos químicos; uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e como preencher o novo relatório do greening.

Esse é o quarto de dez eventos promovidos pelo Fundecitrus em 2009. A conscientização de produtores é importante, visto que o greening é a doença de citros que mais preocupa em todo o mundo. No Brasil, é causada por duas espécies de bactéria – Candidatus Liberibacter asiaticus e Candidatus Liberibacter americanus –, ambas transmitidas pelo inseto Diaphorina citri.

Em São Paulo, a doença foi identificada pela primeira vez em 2004. De acordo com a Coordenadoria de Defesa Agropecuária, órgão da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo, hoje, o greening está presente em 216 municípios. As informações são da assessoria de imprensa do Fudnecitrus.

Serviço:

Dia de Campo em Casa Branca
Data: 3 de julho de 2009
Horário: 8h30
Local: Fazenda São José

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.