CI

Fungicida com nova molécula para combater ferrugem asiática é lançado no RS

BASF lançou fungicida Orkestra™SC


A divisão de negócios agrícolas da BASF realizou na quinta-feira (14.11) em Porto Alegre (RS), no Theatro São Pedro, o lançamento do novo fungicida Orkestra™SC. O evento contou com cerca de 400 convidados, entre sojicultores, representantes de cooperativas e revendas do estado que tiveram a oportunidade de  conhecer melhor o mecanismo e benefícios do produto, cujo objetivo é combater principalmente a ferrugem da soja. De acordo com dados do Consórcio Antiferrugem, coordenado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Soja), o Rio Grande do Sul liderou os casos de ferrugem na safra 2012/2013 com mais de 115 ocorrências.
 
O Orkestra™SC integra o portfólio de produtos de alta tecnologia da BASF voltados à agricultura sustentável. A inovação deste fungicida está no princípio ativo Xemium® – a carboxamida, molécula de última geração da BASF, que atua de modo diferenciado no sistema respiratório dos fungos, contribuindo para o manejo de resistência das doenças.
 
O fungicida compõe o modelo de manejo integrado ao Sistema AgCelence® Soja, que além do controle fitossanitário de doenças também colabora para uma melhor transformação de água, luz e nutrientes em energia e grãos, aprimorando a eficiência da planta e podendo aumentar sua produtividade em até 10%.
 
A nova molécula - Carboxamida
 

O Orkestra™SC  teve seu registro concedido no final de setembro pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa). A recomendação da BASF indica a utilização do fungicida de maneira preventiva, para fornecer melhor performance no manejo da doença, contribuindo para o controle da resistência dos fungos por meio de aplicações no início da fase reprodutiva da planta.
 
“A grande novidade do Orkestra™SC  está no princípio ativo carboxamida, sendo um diferencial em relação a outros disponíveis no mercado há mais de 10 anos, que são na sua grande maioria à base de estrobilurinas”, diz Carlo Luz, gerente do Departamento de Marketing Cultivos Extensivos da Unidade de Proteção de Cultivos  da BASF para o Brasil. “A vantagem para o produtor é com relação ao manejo de doenças, pois ao alternar a aplicação dos fungicidas, permite uma melhor proteção às plantas tornando-as menos expostas aos fungos. O produto está disponível e pode ser usado já nesta safra“, acrescenta Sérgio Zambon, gerente de Desenvolvimento Técnico de Mercado da Unidade de  Proteção de Cultivos da BASF para o Brasil.
Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.