Agronegócio

Fungicida da BASF alia controle da ferrugem com aumento de produtividade

Orkestra™SC inaugura uma nova geração do consagrado Sistema AgCelence® Soja
Por:
13142 acessos
Ø  Orkestra™SC é o primeiro fungicida no Brasil com o ingrediente ativo Xemium®, a Carboxamida inovadora da BASF
Ø   Composição do produto possui a molécula F500, que contribui para altos rendimentos e qualidade de grãos
Ø  Orkestra™SC inaugura uma nova geração do consagrado Sistema AgCelence® Soja
 
A ferrugem asiática é uma das principais doenças que atacam a cultura de soja. Na última safra, que chegou a 81 milhões de toneladas (Conab), a cultura amargou prejuízo de US$ 1 bilhão apenas no estado de Mato Grosso, segundo dados da Associação Brasileira de Produtores de Soja (Aprosoja). Para auxiliar no controle da doença, a BASF lança o novo fungicida Orkestra™SC  , que alia o ingrediente ativo Xemium® - a Carboxamida de última geração da BASF – e a molécula F500, que confere os benefícios AgCelence® ao produto. “A nova formulação contribui para o aumento da produtividade e reduz as perdas ocasionadas pela doença”, afirma Carlo Luz, gerente do Departamento de Marketing de Cultivos Extensivos da Unidade de Proteção de Cultivos da BASF para o Brasil.

 
Orkestra™SC  possui ainda efeito curativo, agindo sobre os fungos em fase de desenvolvimento nas plantas. No entanto, a recomendação indica a utilização do fungicida de forma preventiva para proporcionar maior controle, efeito residual e boa performance no manejo de importantes doenças, através das aplicações no início da fase reprodutiva da soja.
 
Segundo o gerente de Desenvolvimento Técnico de Mercado da Unidade de Proteção de Cultivos da BASF para o Brasil, Sérgio Zambon, o grande diferencial do produto está em seu ingrediente ativo Xemium®, que atua de modo diferenciado no sistema respiratório dos fungos, possibilitando a alternância de mecanismos de ação. “Essa característica auxilia no manejo da resistência dos fungos aos produtos existentes no mercado, elevando o controle das principais doenças“, ressalta.


 

O ingrediente ativo já está presente em cerca de 30 países e agora chega ao Brasil. “O produto será a melhor opção para o agricultor no controle das principais doenças. A BASF mais uma vez atua como pioneira no Brasil, após ter introduzido e tratado cerca de  120 milhões de hectares com o consolidado fungicida Opera® ”, afirma Oswaldo Marques, diretor de Marketing da Unidade de Proteção de Cultivos da BASF para o Brasil.

 

A estratégia de lançamento terá como prioridade o manejo da ferrugem asiática em soja para, no futuro, ser anunciado a um leque de outras 21 culturas. “Neste primeiro momento vamos trabalhar para impulsionar a produtividade da soja e, em seguida, iremos focar também nos demais cultivos”, explica Marques.


 

Orkestra™SC  será apresentado de acordo com o modelo de manejo integrado. O produto fará parte do Sistema AgCelence® Soja que, além do controle fitossanitário das principais pragas iniciais e doenças -  desde o tratamento de sementes com o fungicida e inseticida Standak® Top -, contribui para uma melhor transformação da água, luz e nutrientes em energia e grãos, melhorando a eficiência da planta e tornando-a mais produtiva, em função do ingrediente ativo F500. “Ao adicionar o Orkestra™SC  ao Sistema AgCelence® Soja, a BASF alia o efeito fisiológico e controle de doenças do F500 ao poder da inovadora carboxamida da empresa, o Xemium®, que irá ampliar o espectro de doenças controladas e contribuir para rotação de ativos“, finaliza Carlo Luz.
Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink